No dia 11 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirubá promove um dia especial de conscientização e testagem gratuita na Esquina Democrática. A ação integra a campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Com atividades de educação em saúde, os profissionais da área buscam combater preconceitos e incentivar o cuidado com a saúde sexual, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce.
Gabriela Ely coordenadora da política de HIV da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a relevância de promover o diálogo sobre HIV e DSTs. "Quando falamos sobre HIV, ainda enfrentamos preconceitos que, na verdade, são a principal ‘doença’. Queremos que a população compreenda que o tratamento, quando seguido corretamente, permite uma vida saudável, sem transmissão do vírus", explica Gabriela. A farmacêutica Aline Carré também enfatizou os avanços nos tratamentos, que agora incluem dois comprimidos diários, com menos efeitos colaterais e maior eficácia. “O paciente que se trata, tomando os medicamentos, pode atingir a carga viral indetectável, o que significa que ele não transmite o vírus a outras pessoas”, completou Aline.
O evento do dia 11, que acontecerá das 9h às 17h, incluirá atividades lúdicas para desmistificar o HIV e outras DSTs, além de testes rápidos gratuitos para HIV e sífilis. A Secretaria de Saúde reforça que o tratamento é fundamental para evitar complicações graves, tanto no caso do HIV quanto de outras doenças, como a sífilis, que podem causar problemas neurológicos se não tratadas. Gabriela Eli destacou que “informação é a melhor maneira de vencer o medo e o preconceito. Queremos que a comunidade se sinta à vontade para buscar orientação”.
O atendimento da campanha será feito em uma área reservada para garantir privacidade. Segundo Gabriela, o sigilo e o respeito são prioridades da equipe. Além da prevenção, a Secretaria tem atuado com o método de prevenção conhecido como PrEP (profilaxia pré-exposição), especialmente para grupos com maior exposição ao risco, oferecendo uma nova alternativa para aqueles que não utilizam preservativos regularmente. “Essas ações visam garantir saúde integral à população, alinhando a tecnologia à prevenção”, conclui Gabriela.
Serviço
Dia D de Prevenção e Testagem para HIV e outras DSTs
Quando: 11 de dezembro
Onde: Esquina Democrática,
Horário: das 9h às 17h