A semana foi marcada por uma data muito especial, no dia 15 de Outubro se comemorou o Dia do Professor, e para fazer uma justa homenagem, a equipe do OAJ, traz uma entrevista super bacana com a Professora Eliane.
Confira, Eliane Gonçalves Bairros Alves, é professora e atua na: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco.
OAJ: Quanto tempo está na carreira?
Sou formada há 17 anos. Destes, 4 anos sou professora municipal concursada. Porém sempre estive em contato com as crianças, como professora substituta e catequista.
OAJ: Porque você decidiu seguir a carreira de professora?
Primeiramente porque há sentimentos envolvidos. Amor e respeito. O amor de meus pais e seus ensinamentos, eles foram meus primeiros professores. O incentivo que me deram por a profissão que escolhi ter e ser. Segundo pela admiração, amor, carinho, ensino que tive ao longo de meus estudos pelos professores que participaram desse caminho. Terceiro, por todo carinho, amor, troca de conhecimentos quando estagiária. Tudo só me fez ter mais certeza da profissão maravilhosa que escolhi para minha vida. Amo ser professora, ensinar e aprender com meus alunos.
Quais os principais desafios da profissão?
Creio que um dos desafios seja a internet/tecnologias. Em tempos digitais, de google, de youtube, onde o saber algo está nas pontas dos dedos ou em clics, planejar aulas interessantes, prazerosas, divertidas e que ao mesmo tempo mantenha a atenção dos alunos seja algo bem desafiador. Outros fatores são os diferentes níveis de aprendizagens na turma identificar-compreender-auxiliar. Imaturidade-emoções, visto que cada aluno tem o seu tempo e realidade de desenvolvimento. Comprometimento e responsabilidades de alguns Pais em relação aos filhos, participação, acompanhamento e a parceria entre família e escola.
OAJ: O que te motiva a continuar?
O amor por meus alunos e minha profissão. Acreditar que a vida de cada aluno vale o meu tempo: tempo de planejamentos em que procuro, pesquiso algo novo, diferente, prazeroso para Eles. O tempo que dedico na escola para ajudá-los a pensar, buscar respostas, brincar... O tempo que enquanto mãe/esposa em minha casa ou até nos momentos de lazer, Eles estão sempre em meus pensamentos, porque Eles são também um pouco meus filhos (tenho esse sentimento e preocupação como mãe, avó e até mesmo pai, como já fui chamada!). Acredito em minha profissão e na grande importância que tem na sociedade, “somos os únicos que formam todas as outras profissões” embora não seja respeitada e valorizada como deveria. Enfim, são os pequenos gestos de carinhos vindos dos alunos diariamente é o que me motiva continuar e dizer com maior orgulho que sou professora sim!
OAJ: Qual a realidade da Escola Municipal Rincão Seco?
A Escola Rincão Seco se caracteriza por ser uma Escola do Campo que tem em média 90 alunos, sendo da própria localidade e localidades vizinhas, além de alunos que se deslocam diariamente da cidade para a Escola.
A Escola tem se consolidado pela metodologia de projetos que busca o protagonismo e autonomia dos alunos e o professor ganha um novo papel: torna-se um mediador das relações de aprendizagem, e orientador que procura ajudar o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo.
OAJ: Como funciona o projeto Fala Professor e qual a motivação de participar?
O Prêmio Fala Professor 2019, é direcionado a professores de escola pública municipal, que tenha executado em 2018 ou esteja executando em 2019 um projeto que potencializa a aprendizagem, criatividade, cooperação dos alunos e engajamento local. O prêmio é dividido em categorias: educação infantil, anos iniciais, anos finais e música na escola. Primeiramente o participante precisa produzir um vídeo de no máximo 3 minutos para apresentar o projeto (cada um usa sua criatividade para produzir). Em seguida deverá publicar em modo público no seu canal pessoal do Youtube, seguindo as exigências, para só então no ato da inscrição inserir o link gerado do vídeo no canal.
Qual a motivação de participar?
Através de um dos assessoramentos do Projeto União Faz a Vida, a professora Carolina, orientadora pedagógica de nossa escola, comentou com a assessora Rita Vargas(PUFV)de meu interesse em apresentar e participar de prêmios e/ou menções através de projetos que realizei na escola. A Rita falou então deste prêmio e na mesma noite acessei a página e tratei de preparar tudo para a inscrição.
OAJ: Que projeto está cadastrado no Fala Professor?
O projeto "CONHECENDO MAIS SOBRE A ÁRVORE DOS DESEJOS", desenvolvido dentro da metodologia do Programa a União Faz a Vida, que nasceu de uma expedição investigativa na Praça da Lagoa, no município de Lagoa dos Três Cantos, com os alunos da educação infantil e dos anos iniciais da escola, é que está cadastrado.
OAJ: Qual a premiação? Como a comunidade pode ajudar para divulgação?
A comissão avaliadora formada por especialistas na área da educação, selecionará 3 (três) projetos em cada categoria e na data de 22 de novembro de 2019, divulgará na página do Prêmio, os selecionados. Apenas em 12 de dezembro de 2019 no evento de premiação, serão divulgados os projetos e professores destaques em cada categoria, recebendo a premiação com valor líquido de R$ 5 mil reais o professor destaque e suas respectivas escolas o valor de R$ 10 mil reais.
O prêmio não visa uma competição de divulgação, nem likes, curtidas, compartilhamentos. Os processos de avaliações são confidenciais e nenhum projeto terá revelado nota ou parecer, segundo o regulamento do Prêmio. Porém, penso que uma vez assistido o vídeo e deixado o seu like, talvez possa ajudar no ato da avalição pelos especialistas.
Mensagem final
Agradeço aos meus alunos por ter escolhido este tema. O empenho, ajuda e participação de cada um deles no decorrer desses seis meses foi fundamental para alcançarmos os objetivos propostos. Obrigada à Direção pela ajuda, pelo apoio. Obrigada aos alunos e professoras do turno da tarde, juntamente com suas famílias por colaborarem no momento de encerramento e compartilhar o aprendizado adquirido. Sou grata a cada troca de saberes, a cada gesto de carinho, a cada reconhecimento. Independente de o Projeto ser ou não premiado, todos os envolvidos saem ganhando com novas aprendizagens, troca de saberes e experiências vividas.
Departamento de Jornalismo Rádio Cidade/O Alto Jacuí