O projeto inscrito pelo Teatro Depois da Chuva, de Passo Fundo, premiado pelo edital da Lei Paulo Gustavo em âmbito estadual, vai estar dia 17 de outubro em Ibirubá. O projeto prevê a realização de oficinas de musicalização, contação de histórias, jogos teatrais e Libras para instrumentalizar educadores das redes municipais de ensino no Estado. A intenção do grupo é encorajar esses profissionais e oferecer conhecimentos básicos para esses educadores dinamizarem suas aulas e pôr em prática os aprendizados, tudo isso a partir de ferramentas que possam ser utilizadas em atividades pedagógicas de diferentes áreas do conhecimento. Em Ibirubá, as inscrições para os educadores já foram abertas via Secretaria Municipal de Educação. Os professores que tiverem interesse podem entrar em contato com a Secretaria.
As oficinas vão ser realizadas por todo o estado, sendo 02 cidades em cada uma das nove regiões funcionais. Em cada turno, a equipe de oficineiros do Teatro Depois da Chuva - composta por 07 profissionais que se revezarão - vai ministrar 04 atividades no município, e cada educador poderá se inscrever em 02 oficinas. Além desse encontro, cada município terá acesso online a um material didático, onde os professores encontrarão uma bibliografia, com indicação de livros, filmes, sites, artigos e outros materiais de apoio.
A fundadora do Teatro Depois da Chuva, Betinha Mânica, entende que um dos objetivos das oficinas é que os professores percebam que a arte na educação permite que as crianças olhem o mundo também com o estimulo da imaginação e da criatividade, permitindo que utilizem o corpo para se expressar, desenvolver o autoconhecimento, a autoestima, a capacidade crítica e analítica, e também permitir a interação com os colegas e o trabalho coletivo.
Sobre o Teatro Depois da Chuva:
Desde sua fundação em 1998, já passaram mais de 30 artistas que contribuíram para a história do grupo e da cidade. O grupo e seus espetáculos já foram contemplados com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, Prêmio Funcultura de Passo Fundo em diversas edições, entre outros editais municipais e estaduais, além de circulações apoiadas pela Lei Rouanet. Atualmente o grupo é formado por Betinha Mânica - coordenadora do grupo, atriz, diretora, figurinista; Ana Marques - atriz e produtora; Giancarlo Camargo - ator e músico; Diego Granza - ator e músico, Eliane Balla – atriz, Daniela Dal´Forno – atriz e produtora e Jandara Rebelatto – atriz.