04 de novembro, 2024 14h11m Educação Destaque por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Demanda crescente leva à inauguração da Creche Nona Olga no Bairro Chácara em Ibirubá

A nova estrutura amplia vagas e oferece instalações adaptadas aos bairros da região

Ibirubá recebeu oficialmente a nova estrutura da Creche Municipal Nona Olga, inaugurada em novo endereço para atender à crescente demanda de educação infantil nos bairros Cidade Nova, Chácara, Bangu, Colinas, Floresta e adjacências. A unidade foi transferida para um prédio recém-construído, oferecendo espaço ampliado e modernizado para as crianças da cidade.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Vanessa Schwanke Fontana Rebelato, acompanhou a apresentação do novo local. Vanessa explicou o longo processo de planejamento para a mudança da unidade, originalmente localizada na rua Rio Branco, no centro da. “Nossa intenção inicial era manter a creche no centro de Ibirubá, mas tivemos dificuldades em encontrar um local seguro e apropriado para as crianças. A estrutura anterior já tinha, inclusive, recebido apontamentos do Ministério Público”, relatou a secretária.
Após tentativas de encontrar um local adequado no centro da cidade, incluindo visitas a diferentes imóveis, a Secretaria de Educação firmou parceria com o proprietário de um terreno em frente ao Parque de Máquinas. "Quando chegamos aqui pela primeira vez, não havia nada. O proprietário, Sr. Rodrigues, aceitou adaptar o projeto às necessidades da creche. Inicialmente seriam quatro salas, mas solicitamos a expansão para um prédio maior, com mais salas e estrutura completa", detalhou Vanessa.
A nova Creche Nona Olga dispõe de espaços planejados para atender crianças em turnos parciais e integrais, com ambientes climatizados, lactário, refeitório e áreas de recreação ao ar livre. O prédio é adaptado com total acessibilidade, incluindo banheiros para pessoas com deficiência e área para preparo de alimentos em condições adequadas de segurança e higiene.
No local, as crianças têm à disposição o “lactário”, uma área separada para troca de fraldas e preparo de mamadeiras. “Organizamos um ambiente amplo e climatizado, com entrada de sol, pensado para o conforto e a adaptação das crianças, já que muitas ficam na unidade das 7h às 18h”, explicou Vanessa. Cerca de 15 profissionais devem trabalhar na equipe.

Expansão para 2024
A nova sede da Creche Nona Olga, que atualmente atende cerca de 60 alunos, está preparada para expandir a capacidade para até 90 crianças, com a adição de turmas previstas para o próximo ano. Segundo Vanessa, o aumento de vagas só será possível futuramente, quando novos profissionais poderão ser contratados. “Estamos organizando para que, a partir de janeiro, com a equipe completa, possamos entregar o local funcionando, com as turmas de Berçário 1 e Jardim”, informou.
Além da estrutura interna, o entorno da nova creche passa por melhorias, como a pavimentação da rua de acesso. Ao lado da creche, está em fase de finalização uma unidade do SENAI, com previsão de inauguração em novembro.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Delegado Marodin apresenta balanço e desafios da segurança em Ibirubá

O responsável pela Delegacia de Polícia Civil de Ibirubá abordou operações, desafios e o papel essencial da comunidade na segurança pública

11 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias