Na última sexta-feira, 27 de outubro, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) teve a honra de sediar o encontro inaugural da Caravana Celeiro/Riagro, um evento de destaque promovido pela Celeiro Agrohub em parceria com a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (RIAGRO). O evento teve como principal objetivo apresentar soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas por dez startups, com foco na possibilidade de incorporação dessas tecnologias pelas cooperativas associadas à Smartcoop - FecoAgro/RS. O destaque da ocasião foi a apresentação de pitches por parte das startups e a realização de uma produtiva rodada de negócios.
A reunião contou com a presença de representantes da Cotribá, que acompanharam de perto as apresentações das startups, avaliando as possibilidades de incorporação dessas tecnologias de acordo com as necessidades da cooperativa.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), o senhor Darci Hartmann, enfatizou a importância da tecnologia no contexto do agronegócio. Ele ressaltou a necessidade de investimentos em iniciativas e soluções que otimizem os processos no setor agrícola e, consequentemente, impulsionem a lucratividade na produção. Guillermo Dawson Jr., diretor superintendente da CCGL, teve a oportunidade de apresentar a plataforma Smartcoop aos participantes do evento. Ele contextualizou a origem da plataforma, que foi concebida sob a liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro/RS) e foi desenvolvida como parte de sua tese de doutorado. A plataforma oferece acesso a tecnologias de agricultura 4.0, incluindo a utilização de imagens de satélite, previsões meteorológicas e práticas de manejo, permitindo identificar os melhores momentos para realizar aplicações fitossanitárias e monitorar a produtividade das lavouras.
A Celeiro Agrohub, que atua como um hub em busca de soluções para os desafios comuns do agronegócio, promovendo a integração entre produtores, empresas, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores, mediou o encontro. O evento foi coordenado pelo professor Luís Humberto Villwock, Head do Celeiro Tecnopuc e também coordenador da RIAGRO.
Durante a manhã, as dez startups tiveram a oportunidade de apresentar suas metodologias de trabalho e os resultados entregues aos produtores, empresas e cooperativas por meio de soluções digitais.
A primeira apresentação ficou por conta da Elysios, uma plataforma que permite o gerenciamento integrado da cadeia de fornecimento, incluindo registros de campo, assistência técnica, estimativas de safra e agendamentos de entrega. A startup DigFarmz seguiu, apresentando sua plataforma digital, que combina dados de pesquisa, informações climáticas, genética de cultivares e outros parâmetros para fornecer recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja. A terceira iniciativa apresentada foi a Performance Vegetal, um software de nutrição de plantas que integra dados de análise de solo, folha, clima, irrigação e manejo por meio de inteligência artificial, resultando em informações mais precisas para a lavoura. Outra startup destacada foi a Potassium, que fornece fertilizantes de alta qualidade à base de potássio para agricultores em todo o mundo.
A startup Grazing também chamou a atenção com seu software e aplicativo offline integrado para o manejo eficiente das pastagens, que utiliza dados de pesquisa, imagens de satélite e informações meteorológicas. Em seguida, a startup Raks apresentou uma plataforma que simplifica a visão da rotina de campo, tanto no computador quanto no celular.
Depois, foi a vez da apresentação da Nutrindo Soluções, um sistema de dados que compila os principais requisitos legais e identifica o status de conformidade do produtor, proporcionando soluções ágeis e assertivas. Outra startup, a Ventiur, oferece aceleração de startups e suporte para estruturar o negócio, reunindo founders, investidores, mentores e fundos para impulsionar o crescimento. A Volters foi apresentada com a proposta de eliminar atritos e burocracias relacionadas ao fornecimento de energia limpa, com transparência e agilidade. A reunião culminou com uma produtiva rodada de negócios, demonstrando o potencial das parcerias entre as cooperativas e as inovadoras startups do setor agrícola, promovendo um ambiente de cooperação e progresso no agronegócio gaúcho.