14 de abril, 2023 10h04m ibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Ibirubá poderá ser declarada Terra da Pitanga através de lei na Assembleia Legislativa

Sugerido pela Secretária de Indústria Comércio e Empreendimentos Dileta Pavão das Chagas, projeto já foi protocolado por Silvana Covatti ( Progressitas)

Sugerido pela Secretária de Indústria Comércio e Empreendimentos Dileta Pavão das Chagas, projeto já foi protocolado por Silvana Covatti
Sugerido pela Secretária de Indústria Comércio e Empreendimentos Dileta Pavão das Chagas, projeto já foi protocolado por Silvana Covatti

Com o intuito de exaltar a história do significado do nome do município de Ibirubá, a deputada estadual Silvana Covatti (Progressistas) protocolou nesta semana Projeto de Lei nº 217 /2023 que declara a cidade como “Terra da Pitanga”

O que é um título imaterial e cultural, a expressão Terra da Pitanga poderá  se tornar lei e marcar definitivamente o casamento entre Ibirubá e  sua fruta nativa. O município, conhecido por sua pujança na área agrícola e indústrias metal-mecânicas, ganha destaque através do resgate da sua história. O nome Ibirubá vem do tupi-guarani, á “pitangueira do mato” em tupi-guarani seria algo como “ybyrá-poá”. 


No entanto, como o município se auto declara dessa forma e também é conhecida por ter uma forte presença de pitangueiras, e a declaração da cidade como “Terra da Pitanga” pela deputada Silvana Covatti se baseia nessa relação cultural e histórica entre a cidade e a fruta, e não só e representa não só a região como um todo, mas também a persistência da árvore que está em constante crescimento. 


A pitangueira é uma planta comum na região e representa a história do município e de seu povo, pioneiro e trabalhador que segue empreendendo e prosperando.
A ideia do projeto veio através da secretária de Indústria e Comércio de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas, que em conversa com a deputada Silvana, ressaltou a importância de resgatar a identidade simbólica do município. “Todos que chegam em Ibirubá podem observar logo na entrada o pórtico com a imagem de uma pitanga, e agora, com o Projeto de Lei, a cidade será oficialmente reconhecida como a Terra da Pitanga, o que reforça ainda mais a importância dessa fruta para a nossa região”, destaca a deputada. Após o protocolo, o Projeto de Lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça, onde será distribuído entre os deputados para relatoria. A secretária comemora a pronta disposição da deputada em apresentar o projeto e destaca que este é mais um passo importante no trabalho de construir uma identidade simbólica que vai diferenciar a Terra da Pitanga e a primeira Feira da Pitanga, que ocorre em dezembro deste ano, junto com a Expoibi.

Publicidade

Notícias relacionadas

CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá conquista 12 troféus na 5ª Etapa do Circuito Artístico da 9ª RT

A entidade tradicionalista destacou-se nas competições realizadas no CTG Tropeiro Velho, em Panambi/RS

28 de outubro, 2024

Menino de Ibirubá é aprovado em teste na Itália e está prestes a iniciar carreira internacional

Marco Antônio Soero da Costa, goleiro de 12 anos, pode se mudar para a Itália após teste bem-sucedido e apoio da comunidade.

21 de outubro, 2024

Nutri Vital garante vaga na final regional da Liga Gaúcha de Vôlei

A equipe conquistou o segundo lugar na última etapa classificatória da LGV em Santa Maria, além de garantir sua vaga na final regional.

14 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias