Com o intuito de exaltar a história do significado do nome do município de Ibirubá, a deputada estadual Silvana Covatti (Progressistas) protocolou nesta semana Projeto de Lei nº 217 /2023 que declara a cidade como “Terra da Pitanga”
O que é um título imaterial e cultural, a expressão Terra da Pitanga poderá se tornar lei e marcar definitivamente o casamento entre Ibirubá e sua fruta nativa. O município, conhecido por sua pujança na área agrícola e indústrias metal-mecânicas, ganha destaque através do resgate da sua história. O nome Ibirubá vem do tupi-guarani, á “pitangueira do mato” em tupi-guarani seria algo como “ybyrá-poá”.
No entanto, como o município se auto declara dessa forma e também é conhecida por ter uma forte presença de pitangueiras, e a declaração da cidade como “Terra da Pitanga” pela deputada Silvana Covatti se baseia nessa relação cultural e histórica entre a cidade e a fruta, e não só e representa não só a região como um todo, mas também a persistência da árvore que está em constante crescimento.
A pitangueira é uma planta comum na região e representa a história do município e de seu povo, pioneiro e trabalhador que segue empreendendo e prosperando.
A ideia do projeto veio através da secretária de Indústria e Comércio de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas, que em conversa com a deputada Silvana, ressaltou a importância de resgatar a identidade simbólica do município. “Todos que chegam em Ibirubá podem observar logo na entrada o pórtico com a imagem de uma pitanga, e agora, com o Projeto de Lei, a cidade será oficialmente reconhecida como a Terra da Pitanga, o que reforça ainda mais a importância dessa fruta para a nossa região”, destaca a deputada. Após o protocolo, o Projeto de Lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça, onde será distribuído entre os deputados para relatoria. A secretária comemora a pronta disposição da deputada em apresentar o projeto e destaca que este é mais um passo importante no trabalho de construir uma identidade simbólica que vai diferenciar a Terra da Pitanga e a primeira Feira da Pitanga, que ocorre em dezembro deste ano, junto com a Expoibi.