
Três estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Ibirubá foram classificados para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2025, um dos mais importantes eventos educacionais voltados ao ensino técnico no país. A equipe, formada por Mateus Goergen, Isabel Pinno e Taíssa Klassmann, conquistou a vaga após se destacar entre cerca de 1.800 equipes inscritas de todo o Brasil. As cidades de Petrolina (PE) e Senhor do Bonfim (BA) recebem a fase nacional em agosto. “A OBAP é uma excelente oportunidade de avaliar como é feito o aprendizado em diferentes regiões do país, conhecer novas realidades e culturas. A área da agropecuária é muito ampla, então vivenciar esse desafio é fundamental para a formação dos estudantes”, explica o professor Jardel Kirchner, que coordena a equipe e acompanhará os alunos na viagem.
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais promove a competição com o objetivo de estimular o ensino técnico em agropecuária, promover a integração entre instituições e valorizar o protagonismo estudantil. Mais informações sobre a edição deste ano estão disponíveis no site oficial da OBAP. A primeira fase da OBAP consistiu em uma prova teórica online. O conteúdo exigido foi abrangente e desafiador, pois os temas abordaram diversas regiões do país que não estão no conteúdo diário dos estudantes.
Para a fase nacional, os estudantes estão se preparando para provas práticas em áreas diversas, como inseminação animal, regulagem de semeadora, aplicação de vacinas, irrigação, alimentos e preparo de caldas agrícolas. Entretanto, alguns desses tópicos eles ainda não viram no curso e precisam complementar o aprendizado à tempo da competição.
“São nove provas práticas com diferentes níveis de dificuldade. Estamos buscando apoio dos professores especialistas em cada área para chegar bem preparados”, explica Taíssa.