16 de junho, 2023 15h06m Educação Ibirubá por Cristiano Lopes

Avaliação sobre desempenho escolar em Ibirubá gera polêmica e desencontro de dados

A divulgação dos dados dos testes no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022 gerou muita polêmica em Ibirubá devido a um suposto desencontro de informação.

Secretaria Municipal de Educação questiona dados que basearam as médias de notas da rede pública municipal
Secretaria Municipal de Educação questiona dados que basearam as médias de notas da rede pública municipal

A divulgação dos dados dos testes no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022 gerou muita polêmica em Ibirubá devido a um suposto desencontro de informação que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura Desporto e Turismo, seria o motivo para  o baixo desempenho da rede pública municipal na avaliação. 

A divulgação dos dados dos testes no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022 gerou muita polêmica em Ibirubá devido a um suposto desencontro de informação que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura Desporto e Turismo, seria o motivo para  o baixo desempenho da rede pública municipal na avaliação.  Os testes, que foram aplicados entre os dias 17 e 27 de outubro, contaram de forma inédita com a participação de 336.467 estudantes da rede pública gaúcha, alunos das redes estadual e municipal.

No ano de 2022, o Saers adotou uma metodologia de avaliação de acordo com o Decreto 55.6679/2022. Foram avaliados os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do 3º ano do Ensino Médio, tanto nas redes públicas estadual quanto municipal. Os resultados a seguir são do desempenho dos estudantes da rede municipal de Ibirubá. No 2º ano do Ensino Fundamental, os resultados mostraram que, em Língua Portuguesa, 9.82% dos alunos estão abaixo do básico, 16.96% atingiram o nível básico, 24.11% alcançaram um desempenho adequado e apenas 4.46% obtiveram um resultado avançado. Já em Matemática, 3.28% dos alunos estão abaixo do básico, 39.34% estão no nível básico, 45.90% tiveram um desempenho adequado e 11.48% alcançaram um resultado avançado.


Quando analisados os dados do 5º ano do Ensino Fundamental, os resultados mostraram que, em Língua Portuguesa, 7.14% dos alunos estão abaixo do básico, 38.10% estão no nível básico, 23.81% alcançaram um desempenho adequado e 30.95% obtiveram um resultado avançado. Em Matemática, 14.29% dos alunos estão abaixo do básico, 39.29% estão no nível básico, 35.71% tiveram um desempenho adequado e 10.71% alcançaram um resultado avançado.

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Já no 9º ano do Ensino Fundamental, os resultados mostraram que, em Língua Portuguesa, 15.07% dos alunos estão abaixo do básico, 50.68% estão no nível básico, 30.14% alcançaram um desempenho adequado e apenas 4.11% obtiveram um resultado avançado. Em Matemática, 28.77% dos alunos estão abaixo do básico, 52.05% estão no nível básico, 16.44% tiveram um desempenho adequado e 2.74% alcançaram um resultado avançado.


O Secretário Municipal de  Educação de Ibirubá, Henrique Hentges disse em entrevista para a Rádio Cidade no início da semana que houveram muitos problemas com os dados que basearam os resultados. Segundo ele,  há erros como nome duplicados e ainda uma média de alunos por escola diferente do número efetivo de alunos nas instituições, o que segundo ele foram as razões que levaram a uma baixa na média geral. A planilha atual já está com algumas atualizações, mas segundo o secretário, há ainda a necessidade de confirmar todos os dados para que a avaliação final fique exatamente como o desempenho apresentado. Ele destacou que  a equipe pedagógica da secretaria foi para Porto Alegre, na Seduc, conferir os dados e buscar informações do desempenho no Saers.  


O que diz a Secretaria Estadual 
A Redação Integrada entrou em contato com a Seduc,  e segundo Daniela Jornada, do setor de avaliações da Secretaria Estadual de Educação, os municípios podem encaminhar recursos após análise e que todos esses critérios estão estabelecidos no decreto do governador que estabeleceu as regras para a avaliação. 
O Decreto que regulamenta o SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS) apresenta importantes diretrizes para a aplicação e utilização dos resultados dessa avaliação. O documento estabelece que, em caso de divergência entre o Censo Rápido e o Censo Escolar, a informação do Censo Escolar prevalecerá para o cálculo do IMERS (Índice de Matrículas e Resultados Escolares do RS). Além disso, destaca-se a necessidade de um efetivo regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, com a articulação da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e da UNDIME/RS (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul) para a implementação das avaliações do SAERS. O decreto também estabelece prazos para contestações, recursos e impugnações dos resultados da avaliação, assim como a divulgação dos resultados até o final do mês de março do ano subsequente à aplicação da avaliação, levando em consideração os prazos legais para cálculos dos recursos da parcela do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


A preocupação com os dados se justifica pois é a nota e o desempenho na avaliação que  define o percentual de repasses do ICMS para a educação do município.
 

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