05 de Setembro, 2025 10h09mAgosto Lilás por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Roda de conversa destacou os 19 anos da Lei Maria da Penha em Ibirubá

Autoridades e comunidade reforçaram a importância da conscientização para efetividade da lei

A Câmara de Vereadores  teve presença expressiva de autoridades e comunidade para uma roda de conversa em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha.

A atividade, marcada pela troca de experiências e reflexões, aconteceu no dia 15 de agosto e reforçou a atualidade e a necessidade da lei que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil.
O encontro reuniu representantes do sistema de justiça e segurança, entre eles o delegado de Polícia Civil de Ibirubá, Márcio Marodin; a delegada regional Dina Rosa Aroldi; o defensor público Vítor Hugo Almeida Machado; o promotor de Justiça Arthur Moreno; a promotora Suzane Helfeld, de Espumoso; além do sargento Abriel, da Brigada Militar. O espaço foi aberto também à comunidade, permitindo diálogo direto com professores, diretores, servidores, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias e demais cidadãos.
A atividade foi organizada pela Procuradoria da Mulher, Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação e Coordenadoria da Mulher, com apoio da Prefeitura e da própria Câmara. Entre as presenças destacaram-se o vice-prefeito Silvestre Antônio Rebelato, o presidente da Câmara Diego Bandarro Nogueira, a coordenadora Karine Doninelli, a procuradora adjunta Marisa Oliveira e a vereadora Gesmary Inês Jandrey, procuradora da Mulher no Legislativo.
Gesmary ressaltou a relevância do encontro como instrumento de aproximação entre poder público e comunidade: “A Lei Maria da Penha completa 19 anos, mas o desafio de conscientizar e garantir que todas as mulheres tenham acesso à proteção ainda é diário. É através de momentos como este, de conversa e escuta, que conseguimos fortalecer a rede de apoio e mostrar que a denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo de violência”, afirmou.
O formato permitiu que dúvidas fossem esclarecidas e que os presentes compreendessem de forma mais prática como identificar situações de risco, quais medidas podem ser tomadas e como acionar as instituições de proteção. Essa abertura, segundo os organizadores, amplia a confiança da população e reforça o papel coletivo no combate à violência doméstica.
Mesmo após quase duas décadas, a Lei Maria da Penha continua sendo um marco fundamental. Criada em 2006, ela surgiu a partir da luta de Maria da Penha Fernandes, vítima de duas tentativas de feminicídio pelo marido, e que se tornou símbolo de resistência e justiça. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Cleber Greff revive os tempos da ASIF e do futsal de ouro em Ibirubá

Ex-jogador revive memórias de rivalidades, títulos e bastidores que marcaram a comunidade esportiva

29 de Agosto, 2025

No volante da vida: a dedicação de Nilton Martins, há 15 anos como taxista em Ibirubá

Com empatia, pontualidade e respeito, ele é símbolo de uma profissão muito antiga e ainda valorizada

28 de Julho, 2025

Tia Sissi e os sabores da memória: 30 anos de afeto na cozinha da Escola General Osório

Único brasileiro a acompanhar os 80 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, esteve em Ibirubá

05 de Setembro, 2025