Desde a noite do sábado a cidade de Cruz Alta sofre com a falta de água. Segundo a Corsan a falta de abastecimento é devido a um problema eletromecânico, e deixou todos os bairros sem abastecimento.
O primeiro comunicado da Corsan, publicado no sábado, previa o retorno do fornecimento para a manhã de domingo (26), mas em uma atualização na manhã seguinte, a empresa afirmou que a água só voltaria no início da noite deste domingo.
Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que a cidade enfrenta essa situação. A prefeita, Dr. Paula Facco Librelotto (MDB), divulgou uma nota na noite de domingo sobre a falta de água e as medidas que estão sendo tomadas, como a suspensão das aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira (27). Caminhões pipas da prefeitura e do exército serão usados para abastecer órgãos públicos essenciais, como hospitais, UPA e asilos. As estratégias de saúde da família farão acolhimento e atendimento de urgências, enquanto a farmácia pública municipal atenderá em horário normal. Setores não essenciais da prefeitura trabalharão em home office ou escala de plantão. Diversas escolas também cancelaram suas atividades nos turnos da manhã e tarde devido à falta de água.
As escolas que cancelaram as atividades nos turnos da manhã e tarde devido à falta de água em Cruz Alta foram:
Annes Dias
Gabriel Miranda
Margarida Pardelhas
CIEP Especial
Pacífico Dias da Fonseca
Hildebrando Westphalen (poli)
Catharino Azambuja
Castelo Branco
Eliza Brum de Lima
Belarmino Côrtes
Gabriel Annes da Silva
Getúlio Vargas
EMEI São Francisco
Claudino Albertoni
Cândido Machado
Alberto Pasqualini
Algumas escolas que possuem caixa d'água foram orientadas a manter as aulas no turno da manhã e aguardar orientação da Secretaria Municipal de Educação para o turno da tarde.
Com informações do Grupo Pilau de Comunicação