A Prefeitura de Cruz Alta,, notificou a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), responsável pelo serviço público de abastecimento e fornecimento de água, devido ao desabastecimento que afeta todos os bairros da cidade desde a madrugada de sábado, 25. O poder público exige que a concessionária normalize o abastecimento de água o mais breve possível, sob pena de multa e adoção das medidas judiciais e administrativas cabíveis.
Para avaliar a situação e o trabalho realizado pela equipe técnica da CORSAN para a normalização do abastecimento de água, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, juntamente com o Procurador Jurídico Vitor Giacomini, visitou a sala de máquinas junto à bacia de captação de água da CORSAN nesta segunda-feira, 27. A administração municipal também criou um comitê de crise com representantes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e CORSAN para planejar e executar as ações emergenciais até o restabelecimento pleno do abastecimento de água.
Além disso, a Prefeitura está cobrando da concessionária a relação dos investimentos promovidos pela companhia no município, bem como o planejamento de novos investimentos para reduzir as constantes interrupções do fornecimento de água na cidade. Um ofício também foi encaminhado à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), relatando as dificuldades enfrentadas pelo município e cobrando uma fiscalização do órgão para a resolutividade dos problemas.
A falta de água é um problema recorrente em muitas cidades brasileiras e é fundamental que as concessionárias responsáveis pelo serviço público de abastecimento e fornecimento de água cumpram com suas obrigações legais e contratuais. A atuação da Prefeitura de Cruz Alta para garantir o direito básico da população ao acesso à água é essencial e deve servir de exemplo para outras administrações municipais enfrentarem situações similares.
A CAUSA
O município sofre com o desabastecimento de água, em decorrência do rompimento de uma das juntas do mecanismo de captação que causou o alagamento da sala de máquinas, localizada na barragem de captação de água na bacia do Lajeado da Cruz. Com isso, a água danificou as duas máquinas que realizavam a captação, ocasionando a interrupção no fornecimento aos bairros da cidade.
Para auxiliar a população, o Clube Internacional; Clube Arranca; Clube Cruzaltense; Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Cruz Alta; Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Sindicato Rural e Posto Ana Terra colocaram suas estruturas à disposição para auxiliar na distribuição de água.
As Escolas Municipais de Educação Infantil Bruno Aquino, Dorvalina Madruga, Dona Amélia e Claudino Albertoni; assim como as Escolas Municipais de Educação Fundamental, Maria Gessi, Francisco Puppo, Castelo Branco e Professor Pardal também estão com suas estruturas à disposição da população até as 17h30min ou enquanto houver água em seus reservatórios. Na rede estadual, as Escolas Major Belarmino Côrtes, Hildebrando Westphalen, Maria Bandarra, Eliza Brum de Lima e Catharino Azambuja também estarão disponibilizando água no mesmo formato.
Saiba mais sobre os horários de funcionamento:
- Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em três endereços, até as 18 horas:
Rua João Manoel, nº 753 (Centro)
Rua Carlos Perugino de Melo, nº 60 (Bairro Conceição)
Rua Alberto Rosa, nº 704 (Bairro Petrópolis);
- Clube Internacional (Sede Campestre), até as 18h30;
- Clube Arranca, até as 22h;
- Sindicato Rural (Parque de Exposições), até as 20h;
- Clube Cruzaltense (fundos), até as 22h;
- Clube Grêmio (Sede Campestre), até as 20h.