14 de outubro, 2022 17h10m ibirubá por Cristiano Lopes

Segurança Pública mostra Ibirubá como campeã em Estelionato na região

Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) publicados em sua página de estatísticas e apuradas pelo Jornal o Alto Jacuí apontam que Ibirubá é a campeã em crimes de estelionato na região. Somente de janeiro a agosto de 2022 foram 134 ocorrências registradas no município. Durante todo o ano de 2021 foram 159 ocorrências.

Pessoas devem observar sempre quando recebem mensagens com pedido de dinheiro
Pessoas devem observar sempre quando recebem mensagens com pedido de dinheiro

Para se ter uma ideia do tamanho da prática no município, em Selbach foram registrados apenas 14 ocorrências, em Fortaleza dos Valos 11 e em Quinze de Novembro apenas 6 ocorrências. Segundo o Código Penal, o crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a levá-lo a erro. A ausência de um dos quatro elementos, seja qual for, impede a caracterização do estelionato. Alguns golpes comuns que são enquadrados como estelionato são o golpe do bilhete premiado, o golpe do falso emprego, e mais recentemente há também os crimes como o chamado golpe do Pix, que com a chegada da nova tecnologia, tem mobilizado criminosos que estão atraindo vítimas na internet para o “golpe do Pix” através de perfis falsos. Os golpistas pedem para a pessoa depositar uma quantia pequena em troca de receber valores altos. Muitas vezes, o lucro pro- metido é até 20 vezes maior.

O especialista em crimes cibernéticos Luiz Augusto D’urso alerta que: qualquer promessa de dinheiro fácil deve ser motivo de desconfiança. “Não existe monetização ou remuneração fácil e instantânea. Qualquer tipo de investimento leva tempo pra ter rendimentos. Quando se oferta esse tipo de transferência onde o valor é duplicado ou triplicado, instantaneamente deve-se desconfiar de ser um golpe ou fraude.”

O Delegado Márcio Marodin já havia alertado sobre o problema em entrevista na Rádio Cidade e na edição passada de O Alto Jacuí. Ele comentou que o assunto mais recorrente em que eles precisam tratar dentro da delegacia são os aumentos dos golpes, “Nós deixamos de ter problemas com furtos mas temos um aumento de golpes. Gostaria de reforçar a atenção das pessoas no WhatsApp e compras pela internet.” comenta. A expansão das redes sociais permitiu que pessoas fossem enganadas de forma rápida, seja por compras na internet ou por mensagem pedindo dinheiro. Segundo ele na região já tivemos golpes que ultrapassaram 1 milhão de reais e a dica do delegado é que as pessoas sempre desconfiem de qualquer coisa que estiverem fazendo na internet, principalmente se alguém lhe pede grande quantidade de dinheiro emprestada, o melhor a se fazer é conferir e se caso ainda se tenha dúvida, pode-se entrar em contato com a Delegacia para conferir o caso.
 

Publicidade

Tráfico de Drogas também é destaque nas ocorrências

Além do estelionato, somente em 2022 até agosto foram registrados 28 casos de tráfico de drogas em Ibirubá. Em Selbach e Quinze de Novembro apenas um caso registrado em cada município, em Fortaleza dos Valos nenhum registro aparece no relatório de 2022


 

Publicidade

Notícias relacionadas

Tenente Coronel Oberdan assume comando do CRPO do Alto Jacuí com foco no desenvolvimento e na segurança pública

O novo comandante encerrou desejando que, com sua atuação, a comunidade possa prosperar com mais segurança e desenvolvimento.

02 de outubro, 2024

Menino de Ibirubá é aprovado em teste na Itália e está prestes a iniciar carreira internacional

Marco Antônio Soero da Costa, goleiro de 12 anos, pode se mudar para a Itália após teste bem-sucedido e apoio da comunidade.

21 de outubro, 2024

Três acusados de homicídio em 2022 vão a júri em Ibirubá

Três acusados de homicídio enfrentam o Tribunal do Júri em Ibirubá nesta terça-feira, 20 de agosto. O caso envolve o assassinato de Cesar Renato Camargo Paixão, ocorrido em maio de 2022, cuja br

20 de agosto, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias