08 de julho, 2024 14h07m Política por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Secretário da Agricultura Clair Kuhn fala dos desafios da pasta

Kuhn ressaltou a importância do Rio Grande do Sul como um celeiro de produção de alimentos

Em uma entrevista exclusiva à Rádio Cidade, Clair Tomé Kuhn, Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, discutiu os desafios e estratégias de sua pasta, especialmente em relação aos recentes desastres naturais e à importância da agricultura para a economia do estado.

Em sua primeira entrevista ao OAJ após assumir a pasta da Agricultura, Clair Tomé Kuhn discutiu os desafios e estratégias de sua pasta, especialmente em relação aos recentes desastres naturais e à importância da agricultura para a economia do estado.
Clair Kuhn iniciou destacando a relevância da Secretaria de Agricultura, uma das mais importantes do estado. "A Secretaria de Agricultura já é relevante nos municípios, então no estado ela tem uma composição maior ainda," afirmou Kuhn. Ele relembrou o momento em que foi convidado pelo governador Eduardo Leite e pelo vice Gabriel Souza para assumir o cargo. "Eles perguntaram se eu tinha noção da responsabilidade que é ser Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul. E eu, logicamente, disse que sim, pois já estou na secretaria e tenho uma noção clara e imediata do que temos neste momento."
Kuhn ressaltou a importância do Rio Grande do Sul como um celeiro de produção de alimentos, não apenas para o Brasil, mas também para o mundo. "Temos que pensar a agricultura do estado como um todo, desde a pequena até a grande propriedade," explicou, enfatizando a missão de sua secretaria de integrar ações com outras pastas e setores.
A entrevista abordou os impactos das recentes enchentes no estado, que mudaram o foco de algumas ações de médio e longo prazo para prioridades emergenciais. "A emergência era salvar vidas. Nossos funcionários, presentes em praticamente todos os 497 municípios do estado, foram liberados para ajudar emergencialmente," disse Kuhn. Ele destacou a mobilização para fornecer alimentação aos animais afetados pelas enchentes, com mais de 150 carretas de alimentos chegando de diversos estados do Brasil.
Kuhn também falou sobre os esforços para recuperar as estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção agrícola. "Conseguimos R$ 500 mil por município impactado para recuperar os acessos internos das propriedades," afirmou. Ele ressaltou que o programa de irrigação do estado continua de pé, com recursos alocados, para enfrentar futuras secas e recuperar propriedades degradadas.
No Alto Jacuí, Kuhn destacou a importância das obras de infraestrutura para a recuperação econômica da região. "Em algumas áreas, conseguimos colher até 90 sacas de soja por hectare. Esta grande produtividade está ajudando a manter a capitalização do estado," disse. No entanto, ele mencionou que algumas propriedades foram pontualmente afetadas pelas enchentes, o que torna as obras de recuperação ainda mais cruciais. "Estamos analisando outros municípios na região para garantir que todos os produtores afetados recebam o apoio necessário," acrescentou.
Em relação à Expo Inter, um dos eventos mais importantes para o setor agrícola, Clair destacou a importância da participação das agroindústrias e das cooperativas. "A Expo Inter será um impulso necessário para mostrar que, apesar das adversidades, o Rio Grande do Sul continua forte e produtivo," disse. Ele fez um convite para que todos participem e apoiem o evento, que será uma vitrine para a resiliência e a força do agronegócio gaúcho.
Por fim, Clair Kuhn agradeceu o apoio e a solidariedade das entidades e cooperativas, que têm desempenhado um papel crucial na recuperação das áreas afetadas. "O cooperativismo está fazendo algo extraordinário nessas regiões impactadas," concluiu Kuhn, reafirmando seu compromisso com a agricultura e a comunidade do Rio Grande do Sul.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

O goleiro dos ''ossos de vidro'' que superou desafios e conquistou o futebol amador

Sua trajetória de superação e dedicação ao futebol amador é um exemplo para todos que acreditam no poder do esporte como força transformadora

09 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias