
O dia 3 de maio amanheceu cinzento em Ibirubá — não só pela neblina intensa sobre a ERS-223, mas pela perda irreparável de uma profissional que fazia da sua rotina uma missão de cuidado. Tatiele Heller Wermeier, de 37 anos, morreu em um acidente de trânsito a caminho de mais um plantão no Hospital da Comunidade Annes Dias, onde atuava há mais de uma década como técnica em enfermagem.
A colisão aconteceu por volta das 6h30, no km 48, próximo a HCC. Tatiele dirigia um Ford Fiesta quando foi atingida na traseira por uma caminhonete Volkswagen Amarok, com placas de Espumoso. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, havia forte neblina no momento da colisão, e o condutor da Amarok retornava de uma ultrapassagem em um caminhão. Tati estava na frente do caminhão, devagar, e foi atingida com violência da batida, parando em meio a vegetação no acostamento.
Ela havia deixado o filho de 7 anos com familiares em Selbach pouco antes e seguia para o hospital onde salvava vidas diariamente. Socorrida pelos bombeiros de Ibirubá e levada ao próprio hospital onde trabalhava, Tatiele teve o óbito confirmado instantes após dar entrada na emergência.
O condutor da Amarok, que estava acompanhado de três passageiros, recusou-se a fazer o teste de alcoolemia. Sobre a caçamba da haviam ferramentas de polimento de pisos de concreto. O caso foi registrado como homicídio de trânsito pela Delegacia de Pronto Atendimento de Cruz Alta. O tráfego na rodovia ficou parcialmente interrompido até a remoção dos veículos, por volta das 9h.
A notícia abalou toda a equipe do Hospital da Comunidade Annes Dias. “Hoje o dia para nossa equipe amanheceu cinzento, amargurado, por uma perda irreparável de uma colega, amiga, mãe, pessoa do bem que, por inúmeras vezes, trabalhando na linha de frente da nossa instituição, auxiliou aos profissionais médicos, salvando incontáveis vidas”, publicou a instituição em suas redes sociais.
“Vá com Deus, Tati. Deixaste um belo legado junto ao hospital, serás sempre lembrada pelos seus colegas. Descanse em paz!”, completou a nota.
Em frente à emergência, um laço preto foi colocado em sinal de luto. O diretor da instituição, Odair Funck, também se manifestou. “Tati se aprimorou nos últimos anos profissionalmente, tendo larga experiência em atendimentos na emergência do hospital. Era uma pessoa querida entre as colegas, sempre pronta para auxiliar aos demais.”
Tatiele era filha de Hélio e Traudi, irmã de Giovane e Taina, companheira de Tiago, e mãe dedicada do pequeno Arthur. Deixa uma trajetória de dedicação e afeto que será lembrada por quem conviveu com ela nos corredores do hospital e na vida.
A despedida acontece na Capela Mortuária de Ibirubá, a partir das 20 horas. O sepultamento acontece em Fortaleza dos Valos, cidade de origem da família.
Rádio Cidade Ibirubá
Fotos: Arquivo