A agricultura familiar continua sendo impactada pelos efeitos da severa estiagem que assolou o estado no final de 2021 e início de 2022.
Muitas lavouras foram 100% perdidas e mesmo com o retorno das chuvas, os reflexos da estiagem ainda perduram, a exemplo da pecuária de leite e corte que hoje sofre pela falta de silagem de qualidade e de pastagens adequadas.
Levando em consideração esses fatores o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fortaleza elaborou um documento onde solicita a ajuda da Bancada gaúcha no Congresso Nacional para que as políticas públicas voltadas à agricultura familiar sejam consideradas como estratégicas para a produção de alimentos, para o fortalecimento da economia dos municípios, para o controle da inflação e para a manutenção das famílias no campo.
O Presidente do STR Gilnei Marcon, solicitou à Prefeita Marcia Rossatto Fredi a articulação e a intermediação para que essas demandas cheguem às mãos dos deputados gaúchos.
A prefeita confirmou que fará esse trabalho e que o apoio aos agricultores sempre foi uma das bandeiras fortes dentro das políticas do governo municipal, tendo em vista que nosso município é essencialmente agrícola.