O Sicoob é a maior cooperativa de crédito do Brasil, teve seu início em março de 1986, onde 25 pessoas fundaram a Cooperativa de Crédito Rural Itaipu, que atualmente é chamada de Sicoob Creditaipu. Sua principal missão é, segundo a própria cooperativa, contribuir para o desenvolvimento econômico e social, por meio de soluções financeiras, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos associados e da comunidade.
Segundo o Presidente da Cooperativa, Carlos Alberto Utzic, foram mapeadas uma área de atuação no Rio Grande do Sul que contempla 48 municípios. Dentre todos estes, Ibirubá foi uma das cidades escolhidas para ser a nova casa da cooperativa. “ Vimos um potencial e hoje já podemos ver isso através dos bons números.”, relata o presidente. Hoje a cooperativa atua com 6,5 milhões de associados no sistema Sicoob e busca implementar novos programas para beneficiar os seus associados. “Poder dividir os resultados com os nossos associados, de acordo com a movimentação que cada um é gratificante.” conta o gerente da cooperativa de Ibirubá, Fabio Rudel.
A última conquista da cooperativa e de seus associados é o projeto Apoio Amigo, “Em um momento que você precisa de um amigo, o que você espera deste amigo quando você está com dificuldade é o apoio e é isto que nós da cooperativa vamos dar aos nossos associados.” O projeto é para todos, independente da sua idade ou da quantidade de dinheiro que possui dentro da cooperativa, a única exigência é que o associado esteja movimentando a sua conta para que possa usufruir deste benefício. O associado não vai precisar investir nenhum valor e muito menos devolver algo ao banco após utilizar o Apoio Amigo. “ O associado não paga, quem paga é a cooperativa” garante Carlos e ele ainda complementa que este projeto já estava nos planos da cooperativa há algum tempo, mas não encontrava amparo legal para executá-la. Agora, através do CCS - Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional que pensaram em um projeto nível Brasil, foi possível garantir a entrega deste benefício aos associados do Sicoob. Para àqueles que precisarem utilizar o programa podem entrar em contato com a unidade mais próxima, a cooperativa Sicoob bancará as despesas com os trâmites funerários e facilitará um pouco o momento de dor da família. Caso a pessoa que faleça seja um associado, o benefício também poderá ser utilizado, basta ter um responsável para guiar este benefício. O presidente aconselha que os associados deixem o nome de um ente querido para que esta pessoa seja a responsável caso algo ruim aconteça, mas caso isso não tenha ocorrido, será feito de forma judicial para que o benefício possa ser liberado.