Com o objetivo de dar conta do volume crescente de projetos essenciais para os investimentos do poder público nos municípios, o Comaja desenvolveu e publicou um processo de Chamamento Público para o credenciamento de profissionais de diversas áreas técnicas que possam analisar projetos e empreendimentos nos municípios da região atendida pelo consórcio. A iniciativa foi recebida de forma positiva pelos prefeitos afinal a demanda de trabalho e a análise de projetos têm sobrecarregado as Prefeituras, que muitas vezes não conseguem dar a devida atenção a todas as exigências e prazos. Além disso, quando surgem projetos de engenharia e arquitetura mais complexos, os municípios acabam tendo que buscar profissionais em processos de licitação próprios que muitas vezes atrasam e inviabilizam o seguimento das iniciativas. Para tanto, o chamamento via Comaja pode ser uma alternativa para destravar processos muito burocrátiscos e ajudar em uma melhor eficiência no atendimento de investimentos, sejam públicos ou privados.
Nesse contexto, o processo o Chamamento Público é focado no credenciamento de pessoas jurídicas especializadas nas áreas de Engenharia e Arquitetura, para poderem prestar os serviços para as prefeituras que fazem parte do consórcio.
Especialidades de engenharia contempladas no credenciamento:
Mecânica, Eletrônica, Civil, Elétrica, Cartográfica, Produção, Mobilidade, Segurança no Trabalho, Florestal, Ambiental, de Trânsito, de Minas e Ambiental e Sanitária, com um valor estabelecido de R$ 106,00 (cento e seis reais) por hora. Já para a categoria de Arquitetura e Urbanismo, o valor estipulado é de R$ 90,00 (noventa reais) por hora.
Através desse credenciamento, profissionais qualificados poderão ser contratados pelas Prefeituras para o desenvolvimento dos projetos necessários para viabilizar os investimentos públicos. Essa medida visa proporcionar maior agilidade e segurança aos processos legais, garantindo que os projetos sejam conduzidos por especialistas capacitados. O edital e seus anexos estão disponíveis na íntegra no site oficial do Comaja, pelo link: https://comaja.com.br.
Com a iniciativa do Comaja, espera-se que as Prefeituras consigam suprir a demanda de projetos de forma mais eficiente, beneficiando diretamente a população com a execução de investimentos essenciais para o desenvolvimento da região do Alto Jacuí. Cada obra em andamento significa mais dinheiro circulando na economia, além de geração de emprego e renda para a comunidade local.
Rodovias do projeto de asfaltos do Comaja
Os serviços iniciaram com a contagem de tráfego, levantamento topográfico e sondagens. Em seguida, diversos estudos técnicos foram realizados, incluindo análises de tráfego, topografia, geologia, geotecnia e hidrologia, buscando estabelecer o melhor traçado para as rodovias. Após a conclusão dessa fase, os dados foram submetidos à avaliação do corpo técnico do DAER, que aprovou a continuidade do projeto. Atualmente, 52% do projeto básico e executivo estão prontos, permitindo que os trabalhos de elaboração dos projetos geométricos, terraplanagem, drenagem, pavimentação, interseção, sinalização, plano de execução de obra e paisagismo estejam em andamento.