Na tarde dessa segunda-feira, ocorreu a assinatura dos contratos referentes ao convênio entre o Governo do estado do Rio Grande do Sul, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja) e as empresas vencedoras da licitação para a execução da obra. O evento aconteceu no estande do BRDE e contou com a participação de diversas autoridades, como o governador Eduardo Leite, o Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o Diretor-Geral do DAER, Luciano Faustino, o presidente do Comaja e prefeito de Ibirubá, Abel Grave, a vice-presidente do Comaja e prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi e os prefeitos da região que participam do convênio.
Com a assinatura dos contratos, é possível concretizar um sonho antigo da comunidade regional. As obras têm previsão de início ainda no mês de março e previsão de término em fevereiro de 2024. O governador do Rio Grande do Sul,Eduardo Leite acompanhado do Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, assinou um contrato de R$68 milhões para a qualificação de 45 quilômetros de rodovias. O contrato foi firmado mediante decreto de compensação de créditos de ICMS com participação da Coprel e das Farmácias São João e envolve a ERS-506, entre Santa Bárbara do Sul e Ibirubá, a ERS-451, entre Fortaleza dos Valos e Cruz Alta, e a ERS-510, entre Não-Me-Toque e Colorado.
A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Logística e Transportes (Selt) e da Fazenda (Sefaz) e o Comaja, além dos municípios de Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Não-Me-Toque, Santa Bárbara do Sul . O Secretário Costella enfatizou a importância da iniciativa como uma solução inovadora que demonstra a importância da união entre o Estado, o setor privado e os municípios, com espírito de colaboração em prol do interesse público.
Com a qualificação das rodovias, a infraestrutura logística do Estado será aprimorada, o que pode trazer benefícios econômicos e sociais para a região. A obra é aguardada há muito tempo pela comunidade regional e é uma grande conquista para a população local. A expectativa é que a iniciativa possa impulsionar o desenvolvimento local, melhorar a qualidade de vida dos moradores e aumentar a competitividade da região no mercado. A assinatura dos contratos é um marco importante na história do Comaja e dos municípios envolvidos no projeto.