A EMEF Aníbal Magni, em Selbach, promoveu a 1ª Gincana de Robótica, uma atividade extracurricular que envolveu alunos do 5º ano e também dos anos finais do Ensino Fundamental.
A SMECDLT, desde o ano passado, tem investido na Oficina de Robótica através da aquisição de kits e formação de professores.
No entanto, foi neste ano que se efetivou na prática, através de uma parceria entre a Escola Aníbal Magni e o Instituto Federal de Ibirubá.
As oficinas acontecem semanalmente e são ministradas por um aluno estagiário do Curso de Informática, que desenvolve atividades de montagem e programação dos robôs.
“Acredita-se que um ponto importante da inserção da robótica no dia a dia escolar é preparar os jovens e as crianças para os desafios do mercado de trabalho. Além de aprender a trabalhar com tecnologia, eles desenvolvem outras habilidades, especialmente socioemocionais, que são exigidas hoje pelas empresas, como cooperação e criatividade. Desenvolvem ainda a resiliência, visto que esse aprendizado prático mostra aos alunos que os erros fazem parte do processo e que desistir não é uma opção”, destacou a Secretária da Educação Marta.