Há mais de um ano Marcio Marodin cuida da Delegacia de Polícia (DP) de Ibirubá e frequentemente comparece na imprensa para sanar dúvidas e esclarecer os ocorridos na região. Marcio é natural do Paraná e anteriormente trabalhou na Delegacia de Passo Fundo. Uma das pautas desses últimos meses foi a melhoria das instalações da DP. Segundo Marcio Marodin “ Além do nosso trabalho focado no objetivo final que é a segurança pública, a gente também é gestor daquele patrimônio público, aquele prédio é antigo e as vezes precisamos fazer manutenções para deixar ele melhor” e ainda complementa: “ A intenção é criar um ambiente que seja menos traumático para as pessoas que por ali passam.” Tentando manter e zelar o patrimônio público, foram feitas melhorias na parte externa e interna da Delegacia. As áreas da entrada e da secretaria foram modificadas para se tornarem mais agradáveis e confortáveis ao público. “A gente atende neste ambiente muito mais a população do que os bandidos.”, exalta Marcio.
Dentro da delegacia foi criada a sala das margaridas e colocado no lado externo um símbolo da DP, para melhorar o reconhecimento do lugar para quem passa por ali e não conhece o espaço. O Delegado agradeceu o poder público de Ibirubá e de Quinze de Novembro, e ressalta que a Delegacia de Ibirubá, dentre as que foram construídas no passado, é uma das melhores que existem no Rio Grande do Sul.
Além da contribuição com o patrimônio público, a polícia colabora com segurança pública diariamente. Mesmo não tendo ocorrido muitas operações nos últimos meses, o delegado garante que ações pontuais estão sendo feitas e que as mesmas estão tomando um rumo mais positivo em comparação com as operações. “ Nós tivemos uma ação que levou a prisão de 5 pessoas, onde conseguimos prender os indivíduos ligados a roubo de veículos e tráfico de drogas”. Neste caso foram apreendidas drogas e armas de fogo. As ações são feitas de uma forma diferente da operação, ela se torna mais eficiente e menos onerosa, ou seja, com menos gastos. Quando a DP faz um operação ela precisa chamar reforço de policiais da região, e isso torna a ação mais onerosa. Marodin entende necessária a probidade do serviço público: ‘‘A polícia procura trabalhar de forma eficiente, não onerosas ao contribuinte’’.
Algumas ocorrências
Na segunda, dia 03, uma mulher foi presa no município, em uma ação integrada entre a Brigada Militar e a Polícia Civil. A mulher não tinha nenhuma relação com Ibirubá, ela era de Santa Catarina, e estava residindo no município de Ijuí. Foi presa com drogas. Houve também um abigeato na Fazendo Itaíba, interior entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul. Para o delegado, o foco também são os comerciantes que compram esse tipo de carne para vender, pois sem um comprador, o ladrão não terá para quem repassar a carne e talvez não irá roubar. Marcio destaca a importância da vigilância sanitária, é com ações dentro do comércio que saberemos que está com carnes oriundas do abigeato. Claro que a questão do furto e do prejuízo do dono do animal são importantes, mas o Delegado salienta em relação a saúde do público: “Quem roubou a carne não sabia qual tipo de animal, condição do animal, se tomou vacina ou não. Além da falta de higiene ao carnear o animal’’, destaca. O assunto mais recorrente dentro da delegacia é o aumento dos golpes. “Nós deixamos de ter problemas com furtos mas temos um aumento de golpes. Gostaria de reforçar a atenção das pessoas no WhatsApp e compras pela internet.” comenta.
A expansão das redes sociais permitiu que pessoas fossem enganadas de forma rápida, seja por compras na internet ou por mensagem pedindo dinheiro. Na região já tivemos golpes que ultrapassaram 1 milhão de reais e a dica do delegado é que as pessoas sempre desconfiem de qual quer coisa que estiverem fazendo na internet, principalmente se alguém lhe pede grande quantidade de dinheiro emprestada. Se a pessoa tem dúvida sobre a veracidade do contato ou da compra que está realizando deve entrar em contato com a Delegacia para conferir o caso.