O Município de Cruz Alta,, no Alto Jacuí, pode receber um investimento de R$ 500 milhões de uma empresa do setor agrícola interessada em produzir etanol à base de farelo de trigo. A informação foi confirmada pelo Deputado Estadual Rafael Braga (MDB), em entrevista à Rádio Cidade. Segundo o parlamentar, a indústria pode gerar cerca de 230 empregos diretos na região, além de agregar valor aos produtos primários, como trigo e soja.
Entretanto, a implantação da indústria depende de uma mudança na legislação tributária estadual. Enquanto em outros estados o imposto sobre o etanol é de 2%, no Rio Grande do Sul, esse imposto é de 14%, o que pode inviabilizar o projeto. O Deputado afirmou que é necessário que o estado adapte a legislação tributária para incentivar o investimento e gerar arrecadação em cima do novo empreendimento. Ele mencionou ainda que a alteração não precisa ser por projeto de lei e sim por um decreto do governador.
Na próxima semana, está prevista uma reunião com a participação das empresas parceiras deste investimento, do Secretário Ernani Polo e dos técnicos do governo para encontrar uma solução que viabilize o investimento. “Se o estado não adaptar o que vai acontecer é que nós não teremos essa indústria, então o estado não vai conseguir arrecadar em cima de algo que não existe”, destacou o Deputado.
A prefeita de Cruz Alta, Paula Facco Librelotto (MDB), que é esposa do deputado, já havia antecipado a possibilidade de investimento na cidade durante a Expodireto. Se confirmado, o investimento pode contribuir para reduzir o déficit de empregos na região. Atualmente, o município abastece com mão de obra cidades vizinhas, como Ibirubá e Panambi.