09 de julho, 2022 20h07m Notícias Gerais

PL cresce na região com novos diretórios municipais

Filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido e candidatura própria ao governo do Rio Grande do Sul contribuem para novas filiações 

Um dos partidos políticos que está ganhando destaque e maior representatividades nas eleições deste ano é o Partido Liberal, identificado pelo número 22.

Os diretórios em diversos municípios gaúchos foram abertos, assim como novas filiações.

Em Ibirubá, o presidente do partido é Mauro Constantino, que também é um dos representantes do deputado Giovani Cherini na região e  acompanha o trabalho do partido e do parlamentar. 

A procura e filiação ao PL aumentou por três motivos: a filiação do presidente Jair Bolsonaro em maio deste ano, a pré-candidatura do deputado federal Onyx Lorenzoni ao governador do Rio Grande do Sul e a fusão do DEM e do PSL, que criou o União Brasil.

Mauro lembra que ainda em 2021 o deputado Cherini articulava e projetava uma possível candidatura de Onyx ao governo.

Desde o momento que o Cherini assumiu como presidente do partido em 2017, se ganhou uma visibilidade maior. Ter uma candidatura própria a nível estadual e quem não optou concordou com o União Brasil, se filou a nós”, destacou Mauro. 

O PL nasceu também através de uma fusão entre o Prona e o PR, tendo participação em governos federais como do ex-presidente Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva.

No Rio Grande do Sul a representatividade começou em 2017. Em Estados como Santa Catarina, São Paulo, o partido ocupa mais prefeituras, mais governos e possui mais deputados. 

Recursos destinados a Ibirubá 

Entre os principais recursos destinados a Ibirubá pelo deputado Giovani Cherini, estão 500 mil reais para as obras da creche Gilsa Kanitz.

Mauro relembra que foi uma demanda que surgiu quando ainda era vereador e que trabalhou no mapeamento, estudos e protocolos da obra para que assim conseguisse solicitar os recursos.

“Conseguimos esse recurso como de custeio para a saúde, mas que possibilita que a prefeitura destine para a creche. O depósito já foi feito, foi repassado ao Fundo Municipal e é um compromisso que firmamos”, conta. 

Outra demanda solicitada desde 2017 é a canalização de água em Santo Antônio do Bom Retiro, Mauro destaca que mesmo não participando da administração, trabalhou para que os recursos fossem viabilizados através do deputado.

O projeto passou pela Funasa para ser aprovado e com a troca do último governo, não seguiu e então foi necessário começar todo o estudo novamente.

Publicidade

“O deputado teve uma boa votação na sua reeleição na comunidade, e existia essa cobrança e estávamos frustrados pela situação. Mas vimos que a partir do custeio de saúde, seria possível, solicitamos o valor ao município e agora podemos dizer que vai vim o recurso para a canalização de água”, afirma. 

Um recurso de 150 mil reais também será viabilizado para o município para que seja destinado a promoção de terapias cognitivas, através do projeto Município Sem Doença, idealizado pelo deputado.

“Somado os recursos da bancada do PL já são mais de cinco milhões de reais a Ibirubá. São recursos que já foram depositados, outros em parcelas conforme as obras”, observa Mauro, que acredita que como vereador poderia buscar ainda mais recursos ao município. 

Uma das queixas do partido é a falta de espaço na administração, Mauro é o único que ocupa um cargo e observa a necessidade do reconhecimento dos recursos que estão sendo destinados ao município.

“Cobro que o PL tenha mais espaço, pelo trabalho que o partido faz ainda não temos o necessário”, afirma. 

Novos diretorios 

Além da abertura de novos diretórios, como é o caso de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos que estão abrindo diretórios provisórios, o partido espera neste ano e nos próximos ainda mais filiados.

Muitos vereadores que hoje são do União Brasil mas que se identificam com o PL, não conseguiram trocar o partido quando houve a fusão e  aguardam uma próxima janela de troca.

No dia 22 de julho o PL lançará oficialmente a candidatura de Onyx Lorenzoni à disputa pelo governo do Estado.

Publicidade

Notícias relacionadas

Região do Alto Jacuí caminha para uma safra promissora com desafios no trigo e aumento na canola

Apesar das adversidades climáticas, a área plantada de canola registra crescimento, enquanto o trigo sofre uma leve redução.

07 de outubro, 2024

Gastos da Prefeitura com serviços terceirizados em eventos geram questionamento na Câmara

Apontamentos da vereadora Maria Ilani Lamb revelam preocupações sobre a economicidade no uso do dinheiro público

28 de outubro, 2024

Nutricionista Sabrina Messa Rubim traz inovações em nutrição com o MGenetics na Magrass

Saúde e bem estar, confira a entrevista

28 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias