As primeiras experiências de contato com o mercado de trabalho são essenciais para o desenvolvimento de um profissional, sobretudo quando essa trajetória começa desde cedo.
Com este propósito, o Programa Aprendiz Cooperativo proporciona que jovens entre 16 e 24 anos aprendam uma profissão e contribuam com a rotina profissional de uma cooperativa.
A Coprel participa há vários anos deste projeto, promovido pelo Sescoop/RS.
A abertura das atividades de mais uma turma do programa foi realizada no dia 9 de maio, na Escola Edmundo Roewer, em Ibirubá, e contou com a presença dos novos jovens aprendizes das cooperativas Coprel, Cotribá e Cotrisoja. Na Coprel, são 12 jovens que iniciaram a trajetória junto à cooperativa.
O programa, lançado em 2007 em parceria com as cooperativas de todo o Estado, propõe 17 meses de aprendizagem. Inicialmente, os jovens participam de aulas teóricas realizadas pela cooperativa educacional COOPLIB – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil Ltda., que proporcionam os primeiros contatos com noções do mercado de trabalho, informática e empreendedorismo. Posteriormente, os jovens aplicam o que foi aprendido nas atividades práticas.
Havendo disponibilidade de vagas, a cooperativa pode contratar o aprendiz como colaborador ao término do programa.
Nas últimas edições, aproximadamente 30% dos jovens ingressaram como colaboradores, após o fim da experiência como aprendiz.