As perícias médicas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a comunidade de Ibirubá sempre foram uma romaria. Além de contribuir durante toda uma vida ou precisar acessar o serviço por afastamento do trabalho por mais de 15 dias, os segurados e seguradas precisam aguardar em uma fila que pode gerar uma espera de mais de 120 dias e, por ser virtual, quando conseguem o agendamento, ainda precisam viajar para Cruz Alta ou Passo Fundo para fazer a perícia.
Essa situação pode ser amenizada a partir do mês de maio. Já estão marcados dois mutirões emergenciais para atender à demanda reprimida de perícias no município de forma presencial. Serão realizadas 15 perícias no dia 4 de maio e mais 15 perícias no dia 18. As perícias serão realizadas a partir das 12h nos dois dias de atendimento.
A Redação Integrada da Rádio Cidade de Ibirubá e do Jornal O Alto Jacuí traz com exclusividade a informação diretamente da direção do INSS em Brasília de que a média de demanda mensal para perícias em Ibirubá é de 15 pedidos e que a chefia da perícia médica na região conseguiu organizar dois dias de atendimento, com intervalo quinzenal a partir de maio.
Os segurados já podem buscar o agendamento através do aplicativo Meu INSS, e as datas já estão disponíveis.
O Secretário de Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal, irá esclarecer dúvidas e conversar com nossa reportagem em uma entrevista no Cidade News no dia 4 de maio às 9h. ao vivo na rádio e pelas nossas redes sociais.