22 de Abril, 2025 09h04mEducação Destaque por ASCOM IFRS IBIRUBÁ

Formado o primeiro estudante autista do IFRS Campus Ibirubá

A recompensa pelo esforço veio no dia 11 de abril de 2025, quando Yurique participou da cerimônia de formatura de sua turma

O estudante Yurique Carvalho Sarda Dequech escolheu o curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do Campus Ibirubá como primeiro passo para seu início no mundo profissional. Yurique é autista e ingressou no Campus em 2022. Continuamente reconhecidos pelos professores como um estudante dedicado, ele demonstrou sua capacidade de se adaptar e vencer as dificuldades para continuar avançando em sua educação.

A recompensa pelo esforço veio no dia 11 de abril de 2025, quando Yurique participou da cerimônia de formatura de sua turma e recebeu o grau de Técnico em Mecânica da diretora-geral do Campus Ibirubá, Sandra Zorzo Peringer. Juntamente com sua família e amigos, ele comemorou essa conquista em conjunto com outros 73 formandos dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Mecânica.
Acompanhamento no Campus Ibirubá
A inclusão e o apoio a estudantes autistas nas escolas e universidades são essenciais para que possam alcançar seu potencial máximo. Esse trabalho é desempenhado por toda a equipe de professores e técnicos administrativos, contando com a estrutura ofertada pelo IFRS – Campus Ibirubá. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE é responsável por coordenar os esforços e garantir a inclusão desses estudantes. A coordenadora do NAPNE, Adriana Riguer Della Méa, enfatiza: “É muito inspirador ver o progresso dele e como ele está quebrando barreiras, mostrando que, com apoio adequado e determinação, é possível alcançar grandes objetivos. Com certeza, o exemplo dele pode motivar outros estudantes autistas a seguir seus sonhos e continuar seus estudos.”
O Transtorno do Espectro Autista é amplo e cada indivíduo tem suas especificidades. Sendo assim, é necessário entender as necessidades específicas de cada um, realizar as adequações e garantir o apoio educacional especializado. Cabe a instituição de ensino adequar-se ao processo de aprendizagem do estudante autista e, sempre que necessário, individualizar esse processo, reconhecendo seu perfil de aprendizagem e buscando estratégias científicas que melhor respondem ao estudante.

Publicidade

Notícias relacionadas

Pesquisador do Campus Ibirubá vence Prêmio Inventor Petrobrás

Receber o reconhecimento do Prêmio Inventor Petrobras reforça a importância de soluções como essa desenvolvida pela equipe do professor Tiago.

21 de Novembro, 2025

Projeto do IFRS acolhe imigrantes com aulas gratuitas de português em Ibirubá

Iniciativa promove inclusão social e cultural de haitianos, venezuelanos e senegaleses desde 2015

26 de Setembro, 2025

Ibirubá retoma o encanto do Natal com luz, arte e presença nas comunidades

Programação variada deverá atrair moradores do centro e bairros da cidade

07 de Novembro, 2025