05 de Março, 2025 08h03mECOLOGIA por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

AVIDA celebra apoio popular e reforça pedido de proteção à Mata do Gabe

A AVIDA, por meio de seu trabalho voluntário, frequentemente acaba assumindo funções que deveriam ser desempenhadas por autoridades e órgãos responsáveis

A mobilização popular pela preservação ambiental em Ibirubá alcançou um marco histórico. Na tarde do dia 18 de fevereiro de 2025, a AVIDA (Associação dos Voluntários Ibirubenses de Defesa Ambiental) entregou à prefeita Jaqueline Brignoni Winsch um abaixo-assinado com cerca de 10 mil assinaturas, demonstrando o forte clamor da comunidade pela criação do Parque Ambiental Gabe.

Durante a reunião no gabinete da prefeita, os representantes da AVIDA reforçaram a importância da preservação da mata de araucárias deixada como legado pelo Sr. Edgar Gabe, uma área de 38 hectares, sendo 20 de Mata Atlântica. Além do amplo apoio popular, o projeto já conta com protocolo no Ministério das Cidades, fortalecendo sua viabilidade.
Para tornar o espaço patrimônio público, foram apresentadas alternativas como desapropriação por utilidade pública ou transferência de áreas verdes obrigatórias dos novos loteamentos, com a devida indenização aos herdeiros. Também foram debatidos os estudos técnicos, jurídicos e ambientais necessários para viabilizar o parque, bem como o papel essencial da comunidade em sua futura gestão.
A prefeita destacou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e garantiu que buscará diálogo com os herdeiros para encontrar soluções viáveis. Além disso, anunciou uma licitação emergencial para a coleta de resíduos, um dos principais desafios enfrentados pela administração.
A AVIDA reafirmou sua disposição para captar recursos voltados à educação ambiental e cultural no município. A reunião consolidou a luta da AVIDA e do movimento SOS Potreiro do Gabe, fortalecendo a esperança de que o Parque Ambiental Gabe se torne realidade. A comunidade segue mobilizada, aguardando os próximos passos para transformar esse sonho coletivo em conquista definitiva.
A AVIDA, fundada em 1985 e presidida interinamente desde outubro de 2023 pela advogada Nara Raquel Göcks, especialista em Direito Ambiental, tem se destacado com conquistas históricas em defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural de Ibirubá. Diante da inércia do Ministério Público e dos órgãos ambientais locais, a AVIDA assumiu a responsabilidade de agir de forma independente, buscando apoio de autoridades e instâncias superiores para garantir o cumprimento dos direitos coletivos, respaldados pela Constituição Federal.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Sempre Alerta: Grupo Escoteiro Pitangueira do Mato celebra 30 anos de histórias e formações em Ibirubá

No Dia Mundial do Escotismo o impacto transformador do movimento na vida de crianças virou destaque

28 de Abril, 2025

Do Interior à liderança: A jornada e o legado de Edemar Schweig na educação

Mais de 50 anos dedicados à educação em Ibirubá, Schweig é do tempo em que o professor fazia a merenda para os alunos.

07 de Abril, 2025

Foco Investimentos celebra premiação e reforça compromisso com a economia de Ibirubá

A Foco Investimentos marcou presença na Rádio Cidade para falar sobre sua trajetória de crescimento e a recente conquista na convenção anual da HS Consórcios, onde mais uma vez a empresa ficou e

07 de Março, 2025