Poucos dias após tomar posse como o 5º bispo diocesando da Diocese de Cruz Alta, Dom Nélio Domingos conversou com a reportagem do OAJ na Mitra Diocesana em Cruz Alta. No domingo (14), a Catedral da Diocese de Cruz Alta tinha sido o palco de uma celebração festiva, com a participação de centenas de pessoas, que marcou a posse oficial de Dom Nélio Domingos Zortea. Bispos de todo o Regional Sul 3 da CNBB, padres, diáconos, religiosos e religiosas, tanto da Diocese de Cruz Alta quanto de outras dioceses, estiveram presentes para acolher com alegria o novo líder espiritual.
Dom Nélio compartilhou um pouco de sua trajetória vocacional. Ele descreveu como a vida da igreja sempre esteve presente em sua família e como, desde jovem, sentiu o chamado para o sacerdócio. Nascido em Iraí, o bispo mudou-se ainda criança com os pais para o estado do Paraná, onde iniciou seus estudos e sua jornada. Após concluir seus estudos na escola normal, o novo pastor da igreja católica estudou filosofia e teologia, foi ordenado diácono e posteriormente presbítero, dedicando-se ao trabalho no seminário menor da Arquidiocese de Cascavel. Com o passar dos anos, foi designado para uma paróquia próxima ao seminário, onde atuou por dois anos. Dom Nélio contou para nossa reportagem o momento que, na casa paroquial, recebeu uma ligação e do outro lado alguém o informava que o Papa Francisco havia o proclamado bispo. Ele fora então designado para ser o bispo da diocese de Jataí, em Goiás. Dez anos depois, o bispo foi designado para a diocese de Cruz Alta. Ele expressou a gratidão e o carinho pela acolhida e falou sobre os primeiros dias e a missão frente a nova diocese.
Desde o anúncio de sua nomeação, Dom Nélio tem recebido mensagens e congratulações. Ele agradeceu a todos que manifestaram alegria e contentamento e ressaltou sua disponibilidade para servir. Dom Nélio mencionou que não traz um projeto pré-definido, mas sim o compromisso de seguir os fundamentos da igreja, como as sagradas escrituras, a tradição e o magistério. Ele está empenhado em conhecer a diocese, suas regiões pastorais e suas necessidades, visando caminhar em unidade com os fiéis e promover o cuidado com todos. Amanhã (03) ele estará em Ibirubá para a realização de uma crisma na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Na Rua Diniz Dias, centro da cidade.