
As decisões estratégicas da Coprel são tomadas de modo conjunto e participativo, valorizando os líderes eleitos nos municípios de atuação da cooperativa e envolvendo os cooperantes. Para fortalecer este modelo de governança democrático com responsabilidade e espírito cooperativo, a Coprel realiza anualmente uma reunião preparatória para a Assembleia Geral Ordinária. O encontro aconteceu na quarta-feira (12 de fevereiro), na sede social da cooperativa em Ibirubá, reunindo conselheiros e conselheiras de toda a área de atuação.
A reunião foi conduzida pelo presidente Jânio Vital Stefanello, acompanhado dos vice-presidentes Elso Scariot e Décio Floss e do secretário Silvio Borghetti. Os facilitadores das unidades de negócio apresentaram os dados econômicos, técnicos e sociais da cooperativa, destacando a ampliação dos investimentos e o avanço na realização dos objetivos sociais da Coprel, como a universalização da internet nos municípios, ampliação de redes trifásicas, avanços na geração de energia e dos negócios no segmento de comercialização, atendendo com segurança cooperantes aptos a migrarem para o Mercado Livre de Energia.
A escolha dos representantes para a composição dos conselhos de Administração e Fiscais também foi um dos objetivos da reunião. Divididos em sete regiões que compõem o Conselho Consultivo, os líderes definiram os nomes que serão apresentados na Assembleia Geral Ordinária para eleição, seguindo o estatuto social da cooperativa e do regimento eleitoral. Este modelo prevê a escolha de representantes de todas as regiões de atuação da Coprel, garantindo maior representatividade nos Conselhos.
O presidente Jânio Vital Stefanello destacou o comprometimento dos conselheiros nos trabalhos do encontro. “Estes líderes que reunimos aqui hoje desenvolvem a representação da Coprel nos municípios em que atuamos. Este envolvimento comunitário é muito importante para a nossa cooperativa, pois traz um panorama das prioridades de cada região, o que é determinante na definição dos investimentos e no planejamento estratégico como um todo. Hoje nós alinharmos ideias, discutirmos temas importantes e prepararmos nosso caminho para as decisões da Assembleia. A direção dá total liberdade aos conselheiros para a definição dos nomes que serão referendados na AGO. Essa dinâmica reforça nosso modelo de governança e consolida a autonomia dos conselhos. Estamos construindo uma cooperativa que tem um modelo colaborativo com gestão profissional e com visão de futuro”.
A Assembleia Geral Ordinária da Coprel será realizada dia 07 de março.