Na tarde desta segunda-feira (4) a essência do cooperativismo que é a cooperação tomou conta mais uma vez da comunidade com o inovador projeto tocado pela APAE de Ibirubá e a Cotribá. O programa "Flor&Ser" assinou o contrato de trabalho de 16 alunos da APAE no time de colaboradores da cooperativa. A professora Solange Konrad contou para nossa reportagem como surgiu a ideia. Segundo ela, a APAE já tem o projeto "Tampinha Legal" em parceria com a Cotribá . O projeto é focado na arrecadação de tampinhas plásticas para reciclagem. Agora, a parceria se expande com o projeto "Florescer", que envolve a contratação de 16 alunos da APAE pela Cotribá. Ela explicou que o projeto busca integrar os alunos ao ambiente de trabalho, inicialmente com foco no projeto de reciclagem de tampinhas. No entanto, a Cotribá pretende trazer novos projetos e ideias para os alunos no próximo ano.
Como Funciona o Projeto Flor&Ser A coordenadora do projeto, Júlia Sandri de Quadros , explicou que os 16 alunos serão contratados como colaboradores da Cotribá. Eles desenvolverão projetos na escola e serão supervisionados por professores. O programa tem o objetivo de oferecer oportunidades de trabalho para jovens especiais que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado tradicional. A representante da Cotribá, Fernanda, ressaltou que o projeto surgiu após uma roda de conversa com a diretora e o assistente social da APAE de Ibirubá, além de outras empresas do município. A ideia era encontrar maneiras de inserir esses alunos no mercado de trabalho.
Impacto na Vida dos Alunos
e das Famílias
A integração dos alunos ao mercado de trabalho traz benefícios significativos. Além do salário, os alunos terão todos os direitos de um trabalhador convencional, incluindo carteira assinada e benefícios. O projeto, que não possui prazo de validade, representa uma mudança positiva na vida dos alunos e suas famílias. Os pais dos alunos também foram envolvidos no processo, e a resposta foi emocionante. Ninguém duvida que a inclusão no mercado de trabalho é um dos desafios inclusivos mais complexo e difícil de enfrentar e por isso projetos como esse da APAE e Cotribá podem ser a semente para outras iniciativas.
Perspectivas Futuras
A Cotribá destaca que o projeto "Flor&Ser" é um passo inicial, mas a intenção é colher muitos frutos e expandir o programa para outras cidades onde a cooperativa atua. As representantes da Cotribá visitaram diferentes filiais e ressaltaram que cada comunidade tem seu jeito único, mas todas compartilham o entusiasmo pela inclusão e pela oferta de oportunidades. Todos receberão remuneração mensal e os benefícios oferecidos aos colaboradores da cooperativa, que incluem o vale-alimentação, participação anual nos resultados e o cartão saúde. “A iniciativa resultou na contratação de 16 alunos da APAE como colaboradores, marcando um compromisso firme com a inclusão. O diferencial notável deste projeto é que os alunos contratados são parte da Cooperativa, operando sob regime CLT, porém realizam suas atividades práticas no ambiente familiar da escola da APAE”, explica o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug.
Inicialmente, os alunos participarão do projeto Tampinha Legal, que reforça a coleta de tampinhas, em pontos de recolhimento estratégicos em supermercados, postos e na sede da cooperativa. Essa iniciativa visa não só conscientizar sobre a reciclagem, mas também gerar oportunidades e promover a inclusão. No próximo ano, novos projetos serão implementados.