30 de Junho, 2025 14h06mTurismo por ANDREI GRAVE

Cultura, sabores e história: Fluss Haus Land encanta visitantes em São Martinho (SC)

Parque oferece muito mais que um passeio: é uma verdadeira imersão na cultura, na história e na alma da imigração alemã no Sul do Brasil.

Foi assim a visita ao parque temático Fluss Haus Land, localizado no distrito de Vargem do Cedro,em São Martinho, no sul de Santa Catarina. O local preserva com esmero a cultura germânica e encanta pela arquitetura, gastronomia e hospitalidade.

Na chegada os visitantes são recepcionados por um pórtico florido e seguem por alamedas impecáveis até o charmoso Baumhausdorf, um vilarejo de casas nas árvores. “Ali já começamos a entender que o parque foi pensado nos mínimos detalhes. As casinhas encantam crianças e adultos, e cada espaço conta uma história da cultura germânica”, relatou Bianca Grave.
A família também acompanhou o trabalho artesanal na fábrica de bolachas decoradas — uma tradição familiar que deu origem ao empreendimento há cerca de 30 anos, pelas mãos de Lindomar Feuser e sua esposa Maria Salete Heidemann, descendente de alemães. Hoje, a Fluss Haus é a maior fabricante de bolachas artesanais da América Latina, com produção feita à mão, e uma gastronomia que serve mais de 12 mil pessoas por mês.

Durante a visita, Neci Maciel Grave se emocionou com o passeio ao interior do navio Maria Therezia, uma réplica que homenageia os imigrantes alemães que cruzaram o oceano no século XIX. “A gente entrou e pôde imaginar como foi difícil aquela travessia. É um passeio que também faz pensar na força e na coragem das famílias que vieram para cá”, afirmou.
A estrutura do parque inclui ainda trilhas à beira do rio, passeio entre aves, espaço de apresentações típicas e um restaurante que serve mais de 100 pratos da culinária germânica — incluindo joelho de porco, chucrute, doces, bolos e receitas típicas trazidas diretamente de cidades como Pomerode, Blumenau e Brusque. Todo o preparo é feito por uma equipe de mais de 180 colaboradores, muitos dos quais aprenderam os pratos com mães e avós, perpetuando os sabores de geração em geração.

Publicidade

Com uma média de 200 mil visitantes ao ano, o parque impacta diretamente a economia local, empregando moradores da região e se destacando pela proposta de turismo sustentável. “A nossa missão é encantar, proporcionar um ambiente acolhedor e familiar, e manter um atendimento de excelência todos os dias”, destacou Leandro Cardoso, genro de Lindomar e um dos gestores do negócio.

O patriarca da família visitante, Sergio Grave comemorou seu aniversário de 74 anos cantando o Parabéns a você em alemão, e  resumiu o sentimento geral: “Tudo é muito organizado, e o pessoal que trabalha lá realmente ama o que faz. Nos sentimos muito bem recebidos.” A viagem partiu de Içara, onde Sergio e Neci residem atualmente, e deixou marcas profundas: “Quero voltar e trazer os meus pais. Eles têm raízes alemãs e vão amar reviver parte da história deles aqui”, finalizou Michele Kohl Grave.

Publicidade

Notícias relacionadas

Menino Enzo é localizado em Santa Rosa e será entregue à família após escuta especializada

Conselho Tutelar e Prefeitura de Ibirubá organizam a condução do menor, enquanto investigação jurídica seguirá em paralelo

02 de Julho, 2025

70 anos de Emater/RS e 64 anos em Ibirubá: uma história de presença e transformação no campo

Escritório da Emater em Ibirubá celebra papel histórico no desenvolvimento da agricultura familiar e relembra contribuições decisivas para o município.

30 de Junho, 2025

Da roça mineira aos campos do Alto Jacuí: o agrônomo que ouve o solo e traduz ciência em estratégia

Vagner Ramalho Júnior, da PesquisAgro, fala sobre manejo consciente, o futuro da agricultura e a importância de escutar o chão antes de plantar

30 de Junho, 2025