Um lugar encantador que existe na região do Alto Jacuí está de portas abertas para quem gosta de conhecer a história, os costumes e a belíssima arquitetura dos imigrantes europeus.
O local é rico em detalhes e construído com amor e dedicação por José Lorivaldo Flach, professor de matemática que foi inspirado por um aluno durante uma visita ao Mini Mundo de Gramado.
“Em 1992 fomos a Gramado visitar o Mini Mundo. Na volta, quando entramos no ônibus um aluno disse que poderíamos fazer isso também em Selbach. Eu escutei, percebi que tinha a possibilidade com as duas casas e começamos”, conta José que 13 anos depois convidou o aluno que lhe despertou a ideia inaugurar o espaço.
O Mini Mundo foi construído em torno de duas casas que passaram a fazer parte da Rota das Terras Encantadas.
As primeiras miniaturas foram feitas em papelão, no entanto, seu José conta que em dias de chuva ele e a esposa acordavam de madrugada para proteger as peças.
“Se fosse o papelão tinha que estar sempre refazendo, o plástico resseca, o latão enferruja, daí fui atrás do alumínio. É um trabalho caro, trabalhoso, que tem que ser cuidado centimetro por centimetro”, conta.
Nos 35 prédios de alumínio feitos são mais de 665 telhas, somente na réplica da igreja Martins foram oito mil telhas, cortada uma a uma, sendo quatro mil em apenas um dia.
Todas as reproduções tiveram como exemplo fotografias, as igrejas das localidades todas foram com base em fotos. Um trabalho que enche seu José de orgulho ao lembrar que uma das capelas ele errou o tamanho apenas com 10 centímetros de diferença.
“Eu fiquei realizado quando soube disso, pois imagina só quantas eu fiz”, lembra. Todas as produções tiveram sempre um toque de amor, dedicação e persistência para concluir os trabalhos.
“Foram trabalhos caríssimos, mandamos vim os alumínios de Passo Fundo, Porto Alegre, tudo inclui frete, transporte”, conta.
Ao lado de José trabalha Narciso Nunes, que também faz as produções.
No interior das casas que abrigam o mini mundo seu José cultiva relíquias de diferentes culturas e povos, como eletrodomésticos antigos, roupas de imigrantes, um acervo gigantesco de revistas e jornais da região e do mundo, como a revista Paulusblatt, que seu José possui desde as edições antes da segunda guerra mundial até as atuais.
“Quando é para fazer tudo que faço, faço bem feito. Meu sonho e desejo é que minha filha siga cuidando, recebendo, que as pessoas sigam visitando”, afirma.
Em média 40 pessoas visitam o mini mundo por semana. Há 18 anos seu José formalizou as atividades e tem o custo do CNPJ, água para manter ativo as réplicas de barragens e energia.
O mini mundo conta com o majestoso castelo de Neuschwanstein, uma réplica do original construído na Baviera (Alemanha) no ano de 1869. Possui 35 mini prédios, sendo nove 9 capelas do interior do município e também a Igreja Matriz São Tiago, alinhada com a original no centro da cidade. Tem réplica de um moinho e do lago Passo Real.
Agendamentos:
Agendamento de visitas: (54)984001810 - Ana Cláudia
Valor por pessoa: R$ 20,00 - Até 12 anos: meia
Rua Adão Seger, esquina com a 25 de Julho, em frente ao Hotel Requinte