10 de abril, 2022 19h04m Notícias Gerais

Olindo de Campos assume cadeira no Legislativo ibirubense

Vereador suplente do PT, assume cadeira de Jussara Rodrigues por 30 dias 

O vereador suplente do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores de Ibirubá, Olindo de Campos, assumiu uma cadeira no Legislativo por 30 dias.

Ele ocupa o lugar da vereadora Jussara Rodrigues, que precisou se afastar após passar por uma cirurgia. Sindicalista, defensor das causas da esquerda, Olindo já foi vereador de 2012 a 2016, onde pode ocupar o cargo de presidente do Legislativo.

Além também, de atuar em algumas secretarias. Na última eleição foi uma das pessoas que conseguiu reorganizar o Frentão, ao lado de Mario. 

Em sua observação sobre a atuação do Legislativo, comparando aos outros anos em que trabalhou, Olindo destaca que o clima é de harmonia. Diferente da sua época, que tinha discussões acaloradas.

“Na minha época tinha debates acalorados, hoje não encontrei isso. Não tem mais nenhum vereador daquela legislatura. Me surpreendeu, senti que houve 100% de mudança”, destacou. 

A função do vereador, na visão de Olindo, é fiscalizar as ações do Executivo, aprovar e criar leis, acompanhar o plano diretor, a Lei Orgânica do município.

A política você discute ela quando tem que eleger, mas depois você trabalha pela comunidade”, pontua. O incentivo ao comércio local é uma das bandeiras defendidas por Olindo, ele lembra que os efeitos da Pandemia ainda estão sendo sentidos, o que acaba por diminuir o movimento nos estabelecimentos.

Publicidade

“A Pandemia segurou o desenvolvimento, a circulação da máquina. A gente sente uma grande dificuldade ainda. A partir de agora é seguir, buscar e investimentos, recursos para movimentar os setores”. 

Durante seu mandato como vereador de 2012 a 2016, o objetivo era deixar o interior do município com 100% de água canalizada, um trabalho que foi feito, mas que hoje se mostra insuficiente frente à estiagem. Durante os 30 dias de trabalho no Legislativo, Olindo vai apresentar um projeto que prevê a reativação das vertentes no interior, chamados de olho d’água. “É um projeto que prevê reativar essas vertentes. Já falei com a Emater, com a Secretaria de Agricultura. É uma água natural que vai beneficiar os pequenos agricultores, já temos nove propriedades que se colocaram à dispoição”, explicou. 

Em relação ao atual cenário político e como as eleições presidenciais estão se desenhando, Olindo acredita que os índices positivos associados ao pré-candidato pelo PT, o ex-presidente Lula, estão associados às ações que ele realizou no país, e a sua aprovação quando deixou a presidência.

“A visão do Lula é por uma melhor distribuição de renda no país. As pesquisas são para ter uma noção do que está acontecendo. Somos cobrados porque o Lula não sai na rua, mas é porque ainda não estamos em tempo de campanha”, observa.

Na última eleição municipal, Olindo ficou como suplente. As dificuldades de conseguir emplacar mais uma eleição esteve ligada ao alto número de candidatos. “Foram quase 90 candidatos a vereadores, dividiu demais os votos, só na minha família tinha duas pessoas que também iriam concorrer. Mas fui um dos candidatos que teve o diálogo para unir o Frentão e conseguimos fazer isso e ter a vitória”, finalizou. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Tamara, 26 anos, a mulher mais votada da história do legislativo de Quinze de Novembro

Com planos audaciosos, a jovem deve ser a presidente da Câmara em 2025

28 de outubro, 2024

Academia Ibirubense de Letras lança projeto literário em escolas locais

A Academia Ibirubense de Letras (AIL) está desenvolvendo um projeto de incentivo à criação literária entre alunos das escolas do município, promovendo a escrita em poesia e prosa.

21 de outubro, 2024

Fotógrafo registra passagem de cometa raro no Alto da Serra do Botucaraí

Fotógrafo “madrugou” para eternizar a imagem do cometa

05 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias