Quem foi à Casa de Cultura Osvaldo Krames, no final da tarde do domingo 27/10, se surpreendeu com o lindo espetáculo cultural e musical proporcionado pela Orquestra Jovens Talentos e pelo Coral Municipal de Ibirubá com participação do Coral Municipal Infanto-Juvenil Utopia.
Neste ano, foram reunidos dois eventos num único momento, o encerramento da 4ª edição do Curso de Música Jovens Talentos da ONG Instituto Filhos do Coração com a 15ª edição do Cantigas de Outubro.
Totalmente inovadora e arrojada, a idealização do grande evento é do maestro Nei Leandro Schneider, regente de ambas as entidades, inclusive do Coral Utopia, que contou com a presença da Secretária de Educação Vaneesa Fontanna Rebelatto e coordenadora de Cultura e Turismo, Fernanda Cervieri. “A integração entre instrumento e canto coral é algo que eu sonho há muito tempo e nos últimos três anos já viemos introduzindo esta parceria entre a Orquestra e os Corais”, revelou Nei.
Noutros anos, o Coral adulto convidava coros de outros municípios para um grande encontro em Ibirubá, realizando o Cantigas de Outubro. Este é o quarto ano que a Orquestra realiza o Curso de Música com o objetivo de proporcionar conhecimento e aprimoramento aos jovens participantes da Orquestra.
O concerto reuniu 72 participantes entre músicos e coralistas, tanto infantil, quanto juvenil e adulto. As peças executadas tiveram as regências do próprio Nei e do maestro Leandro Sudbrack, um dos músicos professores que vieram ministrar o curso aos jovens.
4ª edição do Curso de Música Jovens Talentos
A edição aconteceu nos dias 25, 26 e 27/10, junto às dependências do Lar Evangélico e da Escola Sinodal. Foram ministradas Oficinas de Metais, por Leandro Sudbrack, Madeiras por Renato Luís Pereira dos Santos e Ademir Schmidt, e Percussão por Douglas Gutjahr. O curso contou com o auxílio do próprio maestro da Orquestra, Nei Schneider, e de um dos professores da Orquestra, prata da casa, Kelwin Fernandes. A carga horária de 20 horas foi distribuída nos três dias de curso com 25 participantes.
Dentre os alunos, alguns são oriundos da Banda Municipal de Selbach, cujo prefeito Michael Kuhn esteve presente prestigiando o evento.
Pelo quarto ano consecutivo, a ONG Instituto Filhos do Coração de Ibirubá, mantenedora da Orquestra Jovens Talentos, realiza um esforço incansável para a realização do Curso. ”Para ministrar as oficinas, foram contratados professores-músicos, que trazem um notório currículo de experiências em suas trajetórias profissionais para o aperfeiçoamento dos alunos”, falou a coordenadora musical Cecília Schweig.
Segundo o maestro Leandro, as oficinas têm proporcionado um resultado muito positivo. “Desde o início, estamos acompanhando a evolução dessa gurizada. Estamos muito felizes em ver o crescimento musical de cada um”.
A ONG Instituto Filhos do Coração é uma organização não-governamental, mantida através de projetos via Comdica, também por Prefeitura Municipal de Ibirubá, Rotary Club, Lions Club, Sicredi, Casa do Chimarrão, Câmara Municipal de Vereadores, Cotribá, Casa da Amizade, doações de Imposto de Renda de pessoas física e jurídica.
A presidente Reni Urnau destaca os recursos recebidos da Câmara de Vereadores, através de emenda impositiva, para auxiliar nas despesas do evento. “Nosso muito obrigada ao grupo de vereadores que são nossos parceiros deste a primeira edição do Curso”. A ONG pediu uma colaboração de R$ 10,00 para o ingresso na noite a fim de também auxiliar no pagamento das despesas do evento.
O grupo ainda tem uma apresentação que é integrante da Programação do Natal Luz de Gramado 2024. A Orquestra irá se apresentar no dia 15/12, às 18 horas, na Rua Coberta. Por isto, todos os recursos angariados são pertinentes ao desenvolvimento de projetos da entidade.
15º Cantigas de Outubro
O Coral Municipal de Ibirubá tem suas atividades desde 1977, porém, somente em 1988 foi criado por Lei Municipal, estando vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, sendo mantido através do Departamento de Cultura e Turismo. O coro tem a regência de Nei Leandro Schneider e ainda como tecladista Kelwin Fernandes.
Hoje, o grupo conta com 33 integrantes, pessoas voluntárias que se dedicam ao Canto Coral. “Alguns dos componentes participam desde o início, enquanto outros estão chegando com sua vitalidade e entusiasmo, o que acaba engrandecendo muito a qualidade do Coral”, confidenciou a presidente do Coral, Magda Pimentel.
“Minha ideia sempre foi buscar inovação e crescimento para os grupos com os quais eu trabalho. Assim, temos trabalhado, gradativamente, com a integração entre os jovens instrumentistas da Orquestra, que hoje também fazem parte do coro adulto, com o repertório do Coral. Com isto, tivemos somente instrumentistas e cantores locais em grandiosas apresentações, que demandaram muito trabalho, ensaio e dedicação de ambos os grupos”, declara Nei.
O Cantigas de Outubro é um tradicional evento que reúne coros da região para um momento de valorização do Canto Coral. Neste ano, a proposta foi diferente das edições anteriores, o que acabou chamando muito a atenção da comunidade local e regional, que se fez presente com um público bem significativo junto à Casa de Cultura.