15 de Dezembro, 2023 13h12mAbel Grave por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Abel Grave faz um balanço da gestão em 2023 e projeta os principais desafios do último ano de seu governo

Em uma entrevista no quadro Fala Prefeito da Rádio Cidade, o Prefeito de Ibirubá Abel Grave abordou desafios financeiros e estratégias para manter investimentos em meio a cortes e frustrações.

O Prefeito compartilhou alguns dos principais desafios da gestão em 2024 e como avalia o ano que está se findando
O Prefeito compartilhou alguns dos principais desafios da gestão em 2024 e como avalia o ano que está se findando

Em uma entrevista no quadro Fala Prefeito da Rádio Cidade, o Prefeito de Ibirubá Abel Grave abordou desafios financeiros e estratégias para manter investimentos em meio a cortes e frustrações. Em um cenário de queda de arrecadação, o gestor revelou alternativas, prioridades e anunciou medidas para impulsionar o desenvolvimento do município.

No cenário desafiador da administração pública, o município mesmo enfrentando a queda de arrecadação, vem buscando soluções inovadoras para manter os investimentos e superar obstáculos. No quadro Fala Prefeito da Rádio Cidade, o prefeito Abel abordou vários tópicos, desde as dificuldades financeiras até os projetos em andamento.
Investimentos em meio à crise
O prefeito destacou a sensibilidade do Governo Federal ao repassar recursos em torno de R$ 600 mil para enfrentar a queda de arrecadação do município. Mesmo em meio a cortes e frustrações nas correções de valores, Abel Grave ressaltou a importância de buscar alternativas e encontrar soluções para manter investimentos, principalmente em infraestrutura, uma de suas bandeiras de campanha.
Estratégias para manter obras e projetos
Diante das dificuldades financeiras, Abel Grave mencionou estratégias adotadas para viabilizar obras. A venda de terrenos que não eram mais utilizados pelo município, como exemplificado no caso da empresa Vence Tudo, foi uma das alternativas encontradas para gerar receitas extras e manter os investimentos em infraestrutura.
Estradas do interior
O prefeito reconheceu os desafios enfrentados com as estradas do interior, especialmente devido às chuvas excessivas. Abel Grave pediu compreensão à população, destacando que, apesar das dificuldades, a gestão está comprometida em superar os obstáculos para garantir a qualidade das vias rurais.
Asfaltamento 
Abordando o plano inicial de asfaltar 100% da cidade, o prefeito admitiu que algumas ações foram frustradas, mas reforçou o compromisso de buscar alternativas para concretizar esse objetivo. A discussão sobre as prioridades de asfaltamento, como a Avenida Brasil e a revitalização da Praça General Osório, evidencia os desafios orçamentários e as escolhas complexas que a gestão precisa fazer.
Saúde e Educação
Abel Grave enfatizou a importância de não comprometer a saúde e a educação em meio às dificuldades financeiras. O percentual de gastos na área da saúde é mantido em 25%, mesmo que o exigido por lei seja 15%, refletindo o compromisso com o atendimento à população. O prefeito falou sobre a possibilidade de abertura de editais para repasse de recursos à cultura e ao esporte, buscando uma distribuição mais transparente e democrática.


A discussão sobre a saúde no município incluiu a necessidade de melhor filtragem e controle dos recursos públicos. O prefeito concordou com a necessidade de evitar desperdícios e garantir que os serviços beneficiem efetivamente a população.
Uma das práticas adotadas pelo prefeito que gera discussão é a descentralização de parte do orçamento para os vereadores distribuírem em suas áreas de atuação. O objetivo era valorizar a atuação dos vereadores, mas a prática tem gerado debates sobre a transparência e a efetividade dessa abordagem.


É fato que em meio a cortes e frustrações, a gestão busca alternativas criativas para manter os investimentos em infraestrutura, saúde e educação, priorizando o bem-estar da comunidade. O anúncio dos investimentos do Pra Frente Ibirubá 2 é um exemplo disso. Mesmo com as incertezas orçamentárias o município conseguiu garantir importantes investimentos. ''O cenário complexo exige escolhas difíceis'', resumiu Abel. O programa de rádio teve participação da comunidade através de perguntas direcionadas ao executivo.

Publicidade

Notícias relacionadas

Dr. Jackson Jacques de Castro, referência em oftalmologia, alerta para os riscos do diagnóstico tardio e destaca diferenças entre medir grau e fazer exame completo

Diagnóstico precoce de doenças como retinopatia diabética e glaucoma depende da avaliação clínica completa feita por oftalmologista

08 de Agosto, 2025

Vazio sanitário da soja e os desafios da agricultura na região do Alto Jacuí

Engenheiro agrônomo Anildo Carboni analisa impactos da crise climática, perspectivas da nova safra

01 de Agosto, 2025

Gestão de resíduos em Ibirubá: avanços, desafios e conscientização ambiental em pauta

Um dos principais desafios, segundo a coordenadora, é promover uma mudança cultural que entenda que os resíduos são responsabilidade de todos

14 de Julho, 2025