Abrindo os caminhos para o debate sobre as eleições de 2024, a Rádio Cidade e o Jornal O Alto Jacuí iniciaram a série de reportagens que farão durante esse período de articulações políticas sobre a conjuntura política e as eleições majoritárias. Para isso, abriremos nossos microfones da rádio e colocaremos nas páginas do Jornal O Alto Jacuí a opinião, ideias e debates de todos os partidos políticos da região, começando com Ibirubá.
Na última semana, os microfones da Rádio Cidade deram eco para a explanação sobre o futuro político de Ibirubá. Luciano Roewer, presidente do Partido Liberal (PL) e um dos nomes do partido para a majoritária, e Liberto Franken, já se colocando também como pré-candidato a prefeito, compartilharam as perspectivas do PL, e também as nuances das alianças políticas que estão sendo costuradas para as eleições municipais. Roewer evidenciou o papel central do PL na condução de um projeto político que busca alianças estratégicas para consolidar sua posição nas próximas eleições. O destaque principal recaiu sobre a aproximação com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), apontando para uma convergência de ideias e objetivos em prol do desenvolvimento local.
Busca por unidade
Em consonância com a ideia de unir forças, o PL demonstra um posicionamento assertivo ao buscar alianças com o MDB. Luciano Roewer ressaltou que o MDB e o PL estão alinhados em diversas questões, compartilhando valores que visam à responsabilidade fiscal, seriedade na gestão pública e o estabelecimento de um planejamento de médio e longo prazo para Ibirubá. O pré-candidato a prefeito Liberto Franken corroborou essa perspectiva, destacando que o projeto do PL não é apenas uma proposta partidária, mas sim uma proposta para toda a comunidade ibirubense. Liberto destacou que a receptividade do MDB ao projeto do PL foi fundamental para a construção dessa aliança e acredita que, juntos, podem proporcionar um futuro promissor para o município.
Adesões espontâneas e resistências ideológicas
Em um panorama que reflete a pluralidade da política, Luciano Roewer e Liberto Franken mencionaram o constante fluxo de adesões espontâneas ao PL. Pessoas de diferentes áreas e segmentos da sociedade manifestam o desejo de integrar o partido, movidas pelo projeto que, segundo eles, visa a construção de um caminho sólido para o futuro de Ibirubá. A entrevista também evidenciou a questão de outras siglas como o PDT e o PSB que historicamente são parceiros do MDB na Aliança Popular, e ideologicamente estão mais ao centro do projeto político do PL, que, nas próprias palavras de Luciano Roewer, tem nos seus princípios o posicionamento à direita. Essa posição, apesar de respeitável no âmbito da construção partidária, traz à tona o desafio de encontrar pontos de convergência em meio à diversidade de ideias, essencial para fortalecer uma proposta que represente efetivamente os anseios da comunidade.
Numa análise mais opinativa é louvável e democrático o esforço do PL em costurar alianças estratégicas, destacando-se pela disposição em receber adesões de diversos setores. Contudo, as resistências ideológicas, também apontam para a delicada tarefa de unificar o campo político sob uma visão política coletiva. A entrevista completa está noYoutube do OAJ.