29 de Agosto, 2025 09h08mCultura por REDAÇÃO INTEGRADA

Grupo Fratelli e Museu Theobaldo Becker realizam exposição italiana

O Museu Theobaldo Becker trouxe do acervo municipal, e ainda do acervo do Museu Boa Esperança de Colorado A “Exposição 150 Anos da Imigração Italiana” foi atração integrante da programação da 6ª Felibi - Feira do Livro de Ibirubá e 1ª Feira da Cultu

O Museu Theobaldo Becker trouxe do acervo municipal, e ainda do acervo do Museu Boa Esperança de Colorado

A “Exposição 150 Anos da Imigração Italiana” foi atração integrante da programação da 6ª Felibi - Feira do Livro de Ibirubá e 1ª Feira da Cultura, que aconteceu de 20 a 24/08 na Casa de Cultura Osvaldo Krames em Ibirubá. Eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Ibirubá.

Um resgate à história dos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, bem como a do Grupo Fratelli, foi a tônica da exposição. A parceria entre a Associação Ítalo-Brasileira Fratelli e o Museu Municipal Theobaldo Becker rendeu uma linda e valorosa mostra.
Em forma de banners expostos, o Grupo Fratelli apresentou relatos sobre o contexto da situação do Brasil e da Itália (no período da chegada dos imigrantes no final do século XIX), as primeiras famílias que chegaram, oficialmente, ao Brasil (em 10/05/1875) e em Ibirubá (por volta de 1902), e sobre a história do grupo italiano em Ibirubá (criado em 07/04/1992). Referente à história do Fratelli, nos banners, foram apresentadas algumas fotos e referências das principais atividades da entidade desenvolvidas ao longo dos 33 anos de existência.
O Museu Theobaldo Becker trouxe do acervo municipal, e ainda do acervo do Museu Boa Esperança de Colorado, peças do cotidiano dos imigrantes do tempo da colonização italiana em Ibirubá e região.

Encontro de Coros com músicas italianas
Na noite do dia 22/08, aconteceu um encontro de coros numa programação alusiva ao tema da exposição. O Coral Italiano Fratelli e o Coral Municipal de Alto Alegre, sob a regência de Nei Schneider, cantaram duas músicas em italiano cada coro.
Ao final, sob a batuta de Nei, os dois coros se reuniram e cantaram juntos a música “Mi son talian”, autoria de Wilson Canzi, com o acompanhamento no teclado de Kelwin Fernandes.
Na recepção da noite, a presidente do Grupo Fratelli, Cecília Schweig, agradeceu aos que foram prestigiar o evento com suas presenças. “Deixamos aqui um reconhecimento e agradecimento à prefeita Jaqueline e a toda sua equipe da Cultura pela oportunidade de participação neste grande evento e pelo apoio recebido, quando pudemos falar sobre a etnia italiana na formação do povo gaúcho e ibirubense. Também destacamos o trabalho e a parceria da professora Ivaniza Coreti Lenz do Museu Municipal e nosso agradecimento ao Museu de Colorado pelo empréstimo de suas peças”, falou Cecília.
A prefeita Jaqueline Winsch também deixou uma mensagem motivadora ao público presente, reconhecendo também sua italianiedade de origem, bem como a do vice-prefeito Silvestre Rebelato.

Publicidade

Notícias relacionadas

Viagens e diárias: confira quem mais gastou no Legislativo de Fortaleza dos Valos em 2025

Um levantamento com base em dados oficiais do Portal da Transparência revela os gastos com diárias pagas pela Câmara de Vereadores de Fortaleza dos Valos ao longo de 2025, evidenciando valores expr

16 de Janeiro, 2026

Ibirubá intensifica ações de combate à dengue com foco em prevenção e conscientização

Para evitar que 2026 registre novo surto de dengue, como os vividos nos últimos anos, a Prefeitura de Ibirubá, por meio da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as

16 de Janeiro, 2026

Vigilância Sanitária de Ibirubá amplia ações e reforça papel educativo para 2026

Agentes buscam o equilíbrio entre exigência legal e apoio ao desenvolvimento local

16 de Janeiro, 2026