O canto coral configura- -se como uma prática musical exercida e difundida nas mais diferentes etnias e culturas. Por apresentar-se como um grupo de aprendizagem musical, desenvolvimento vocal, integração e inclusão social, o coro é um espaço constituído por diferentes relações interpessoais e de ensino e aprendizagem, exigindo do regente uma série de habilidades e competências referentes não somente ao preparo técnico musical, mas também à gestão e condução de um conjunto de pessoas que buscam motivação, aprendizagem e convivência em um grupo social.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Ibirubá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, que é uma grande incentivadora do canto coral. O Coral Municipal (categoria adulto) registra neste ano 44 anos de atividades e 34 anos de sua Lei de Criação (nº 883 de 11/11/1988). Nesta edição, o evento terá apresentações dos grupos de cantores: Coral A Voz do Coração (de Nonoai), Coral Divertido (de Ibirubá), Coral Municipal Infanto-Juvenil Utopia (Ibirubá – também mantido pela municipalidade) e o próprio coro anfitrião. Na programação, haverá ainda mais um coro a confirmar presença nos próximos dias.
Cada grupo apresentará quatro músicas de seus repertórios nos mais variados estilos musicais. Segundo Nei Leandro Schneider, maestro dos coros adulto e infanto-juvenil de Ibirubá, ambos estão se preparando há algum tempo para o evento com trabalhos novos a mostrar ao público. “Junto com coros da região, o Cantigas noite de cantos, de música. Esperamos um público legal que venha prestigiar o canto coral, que tem um incentivo diferenciado da Prefeitura de Ibirubá”, convidou o maestro. Nei ainda revelou que o Coral Municipal de Ibirubá foi convidado a participar de uma grande programação de Natal no Uruguai em dezembro.
O grupo também está preparando o repertório natalino para as apresentações deste ano. A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada a prestigiar os corais, convidou o professor Henrique Hentges, secretário municipal. “O Cantigas é um evento de muita qualidade do canto coral, uma expressão cultural muito forte em nosso município.
A Secretaria tem incentivado e aportado recursos para trazer cultura e música de qualidade à nossa população. Convidamos a todos para participarem”, enfatizou Henrique. Após o evento, todos os coralistas participarão de um jantar de integração junto ao Clube Divertido, no bairro Hermany. Há 13 anos, o evento Cantigas de Outubro enaltece a manifestação do canto coral, e já recebeu corais renomados de vários locais do Rio Grande do Sul. O Cantigas de Outubro é organizado pelo Coral Municipal de Ibirubá, tendo à frente o maestro Nei Leandro Schneider, sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirubá, através do Departamento de Cultura e Turismo vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. “É um momento muito especial para a Cultura do município de Ibirubá. O evento enaltece a manifestação do Canto Coral, valoriza nossos talentos e a música de qualidade”, destacou o secretário da pasta, Henrique Hentges.