Há alguns meses é comum se ver vídeos e propagandas impulsionadas em redes sociais de indivíduos que se intitulam maçons e que estariam oferecendo uma “oportunidade única” de “conhecer um maçom pessoalmente”, comprar um relógio e participar de um jantar de gala e de uma “sessão magna branca”, gerando uma oportunidade para entrar na Maçonaria. Após a pessoa se cadastrar, é adicionada a um grupo de whatsapp, onde é seduzida a lançar valores em dinheiro e convidadas a ingressar na Maçonaria, para aumentar o prestígio e a rede de contatos profissionais, bem como oferecem um treinamento de prosperidade maçônica.
Bom, vou fazer alguns esclarecimentos acerca deste assunto. Estes indivíduos podem até ter CNPJ e tudo mais. Mas qualquer pessoa percebe que isso é golpe.
Qualquer indivíduo que ingressar em uma destas lojas não será reconhecido e nem considerado maçom pelas obediências regulares e legítimas. Ou seja, não será um maçom de verdade, estará, no máximo, fazendo um cosplay.
A Maçonaria não recruta pela internet, e-mail, whatsapp ou redes sociais. Não faz jantar de gala para inscritos pela internet. Não faz qualquer promessa de prosperidade e oportunidade de negócios e muito menos divulga depoimentos de maçons que prosperaram.
A Maçonaria é uma ordem de moralidade e, portanto, nunca se comportou e nem comportar-se-á como uma pirâmide financeira. As Potências Maçônicas Reconhecidas e Regulares somente aceitam novos candidatos indicados por seus membros e nunca de forma massiva e impessoal. Ou seja, para ser convidado, este convite certamente vai partir de uma pessoa que você conhece, um amigo que viu em você o perfil para se somar à Ordem.
Portanto, não caia nestes embustes!