22 de Maio, 2023 09h05mTransito por Cristiano Lopes

85% de ibirubenses pesquisados aprovam estacionamento rotativo

A Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos realizou uma pesquisa do tipo enquete em Ibirubá para saber a opinião de motoristas e cidadãos sobre o Estacionamento Rotativo no município.

Rotativo pode ser uma alternativa para o aumento de vagas de estacionamento na área central do município
Rotativo pode ser uma alternativa para o aumento de vagas de estacionamento na área central do município

Os dados apresentados de uma pesquisa de opinião pública realizada pela equipe da Revista Enfoque, a pedido da Secretária da Indústria, Comércio e Empreendimentos de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas, revelou dados interessantes sobre a implantação do estacionamento rotativo na cidade. A pesquisa foi compartilhada na noite da quinta-feira (11) com os participantes da audiência pública sobre o Trânsito motivada pela Câmara de Vereadores de Ibirubá. A própria Secratária de Indústria, Comércio e Empreendimentos  Dileta Pavão das Chagas foi quem apresentou os dados durante a audiência. Segundo o relatório, pesquisa foi conduzida entre os dias 27 de abril e 04 de maio de 2023, de forma espontânea, com a abordagem de 343 pessoas em diversas ruas do município.


Ainda segundo o relatório, do total de entrevistados, 57% eram mulheres e 43% eram homens. Surpreendentemente, 85% dos participantes responderam ser favoráveis à implantação do estacionamento rotativo em Ibirubá, enquanto 13% se mostraram contra e 2% preferiram não opinar. 


Ao analisar as faixas etárias dos entrevistados, observa-se que 35% têm entre 16 e 30 anos, 40% possuem idade entre 31 e 45 anos, e os restantes 25% têm mais de 46 anos. Quanto à localização dos entrevistados, 28% residem no centro da cidade, 63% moram nos bairros e 9% vivem no interior. Em relação ao grau de instrução, a pesquisa revelou que 9% dos entrevistados possuem ensino fundamental, 57% têm ensino médio e 34% concluíram o ensino superior.

Publicidade


Os resultados da pesquisa mostram que muitos entrevistados justificaram seu voto favorável à implantação do estacionamento rotativo em Ibirubá com base em diferentes argumentos. Entre eles, destacam-se a necessidade de projetar o município para o futuro, a busca pela rotatividade de vagas disponíveis aos clientes, a organização do trânsito com a presença de parquímetros e agentes fiscalizadores, além da pintura regular das faixas de segurança e a melhor sinalização das rotatórias.
Por outro lado, os entrevistados que votaram contra a implantação do estacionamento rotativo apresentaram suas justificativas, como a preocupação com o aumento de custos adicionais além dos impostos já cobrados, a necessidade de uma fiscalização mais eficiente, a criação de mais estacionamentos públicos e a contratação de um engenheiro especialista para organizar o trânsito, entre outros pontos.
 

Os desafios para a implementação

Por mais que o tema pareça simples não é. Além de todo um planejamento de quais vias do município poderiam ter as vagas do rotativo, a discussão sobre se será com pagamento por hora estacionado, o tempo   máximo que cada veículo poderá ficar na vaga, a tecnologia para a impressão dos comprovantes, a fiscalização e o valor da hora estacionada, caso seja cobrado são apenas alguns dos elementos que devem movimentar o setor de planejamento do município até que uma proposta concreta seja apresentada para a apreciação dos vereadores. Se levarmos em conta a posição dos participantes da audiência pública, as vagas de estacionamento são um dos principais problemas do trânsito no município juntamente com a discussão sobre mãos únicas nas ruas centrais de Ibirubá e encontrar um modelo que agrade a todos será uma missão e tanto.

Publicidade

Notícias relacionadas

Viagens e diárias: confira quem mais gastou no Legislativo de Fortaleza dos Valos em 2025

Um levantamento com base em dados oficiais do Portal da Transparência revela os gastos com diárias pagas pela Câmara de Vereadores de Fortaleza dos Valos ao longo de 2025, evidenciando valores expr

16 de Janeiro, 2026

Sede legislativa: Câmara de Fortaleza dos Valos comprou 18 mil garrafas de água nos últimos três anos

Apesar das justificativas, o uso majoritário de garrafas descartáveis de 500ml permanece sob críticas.

16 de Janeiro, 2026

Ibirubá intensifica ações de combate à dengue com foco em prevenção e conscientização

Para evitar que 2026 registre novo surto de dengue, como os vividos nos últimos anos, a Prefeitura de Ibirubá, por meio da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as

16 de Janeiro, 2026