08 de outubro, 2022 16h10m Política por Cristiano Lopes

Clair amplia votação mas fica fora da Assembleia Legislativa

O ex-prefeito de Quinze de Novembro e atual suplente de deputado estadual, Clair Kuhn (MDB) buscou reunir os votos necessários para manter a cadeira no parlamento gaúcho, mas não conseguiu. Mesmo aumentando a sua votação em 2022 com 24.808 votos, a votação de outros companheiros de partido na sua base eleitoral acabou prejudicando as pretensões de Kuhn, que aos 51 anos deixa aberta a representatividade da região na Assembleia Legislativa.

Kuhn fica na quita suplência de deputado estadual
Kuhn fica na quita suplência de deputado estadual

Em março de 2021, Clair Tomé Kuhn passou  a ocupar a vaga deixada por Edson Brum, que assumiu a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado. Natural de Espumoso, Kuhn iniciou sua carreira política em  Quinze de Novembro, onde exerceu dois mandatos como prefeito, foi vice-prefeito e acumula três mandatos como vereador do município. É membro do Diretório Estadual do MDB e na última disputa por uma vaga na Assembleia ficou na quinta suplência. Em razão da eleição de deputados do MDB na última eleição de 2020 , subiu para a segunda suplência e logo depois assumiu o mandato de deputado estadual. Em 2022 o ex-prefeito retorna a quinta suplência do MDB.

Um dos elementos que explicam o resultado pode ser a chegada de outros nomes do MDB na base da região.  Gilberto Capoani, que atualmente mora em Quinze de Novembro, e Rafael Braga de Cruz Alta fizeram muitos votos no Alto Jacuí. Rafael Braga fez 1022 votos e Capoani 725, números qu servem para explicar o desempenho de Clair. Ele tem uma avaliação mais pragmática sobre o assunto: “A avaliação é positiva por termos aumentado o número de votos. Dentro das condições que nós tínhamos, especialmente financeira, se tu olhar no fundo partidário quanto que o Clair recebeu pra fazer campanha e quantos votos foram atingidos, eu acho que é uma votação expressiva porque as pessoas que votaram no Clair são pessoas que votaram no Clair pelo trabalho que ele apresentou”, avalia.

Outro fator apontado por Clair é a questão que envolve, segundo ele, uma falta de coesão na região. Ele aponta que as duas outras candidaturas do MDB tiveram um peso no resultado, visto que os votos foram divididos. Ele se preocupa com a situação das pautas que liderou na assembleia:  “Se olharmos em torno de 20 municípios da região do Alto Jacuí são mais de 88 mil votos, se tivessemos juntado pelo menos 50% desses votos em um candidato nós teríamos um deputado, e nós vimos nesse ano e alguns dias que eu estive deputado o quanto isso é importante”, lamenta.

Ele se preocupa com a situação das pautas da região, principalmente de infra-estrutura que precisam de uma pressão e um acompanhamento para poderem andar e serem executadas.  Obras de Ibirubá a Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos, a 506, os projetos do Comaja e logicamente os projetos que encaminhamos quando estávamos na condição de deputado, que são para os hospitais da região, são demandas que nos preocupam” finaliza.
 

Veja a votação de Clair nos municípios da região

Ibirubá 4.853 votos

Publicidade

Quinze de Novembro 1663 

Selbach 1226 

Fortaleza dos Valos 550 


 

Publicidade

Notícias relacionadas

Um craque de bola dentro e fora das quatro linhas: Almeri Nicolodi, o Neguinho da Várzea

Imeri sente saudade de uma época em que o futebol amador de Ibirubá fervilhava com rivalidades acirradas e torcidas mobilizadas.

16 de setembro, 2024

Gastos da Prefeitura com serviços terceirizados em eventos geram questionamento na Câmara

Apontamentos da vereadora Maria Ilani Lamb revelam preocupações sobre a economicidade no uso do dinheiro público

28 de outubro, 2024

Tamara, 26 anos, a mulher mais votada da história do legislativo de Quinze de Novembro

Com planos audaciosos, a jovem deve ser a presidente da Câmara em 2025

28 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias