Márcio Ücker, consultor agro e sócio da Epagre Projetos e Assistência Técnica já trabalha com planilhas de seguro para safra de soja e milho
Há 33 anos trabalhando em Ibirubá, Márcio Ücker é consultor agro e se tornou uma referência em informações sobre o agronegócio.
Para que as informações sejam assertivas é necessário atualização, não só profissional, mas de técnicas e ferramentas para oferecer para os produtores.
“Trabalhamos para agregar mais serviços ao produtor, pensando sempre em proteger, em oferecer um portfólio de atendimento com diferentes opções”, destaca Márcio que também é sócio da Epagre Projetos e Assistência Técnica.
Em seu escritório em Ibirubá a Epagre conta com profissionais ligados à área da agronomia, assessoria a campo, geração de projetos e Geo Crédito e técnica agrícola que gerencia trabalho de campo e laudos.
Estação meteorológica em Ibirubá
E pensando na importância de oferecer informações aos produtores, Marcio instalou em sua propriedade uma estação meteorológica. Quando a oportunidade surgiu, ele não pensou duas vezes.
“Eu sou um apaixonado pela questão do clima, se não trabalhasse no que faço hoje seria um metereologista”, conta.
No Estado existem 10 equipamentos desse tipo, oferecidos por uma startup de São Paulo que atua em todo o país, mas em Ibirubá Márcio é o único.
“Esse equipamento tem 14 sensores, 10 acima do solo e quatro dentro do solo, para trazer todas as opções possíveis em previsões a curto e longo prazo”, explica.
O acesso via telefone permite que Márcio saiba a temperatura e previsões climáticas para Ibirubá de onde estiver.
Consórcio para o meio rural
O consórcio para produtores é mais uma das opções que Marcio passa a trabalhar em Ibirubá. Tendo em vista a preocupação cada vez maior com o crédito agrícola, o custo elevado das safras e juros mais altos, o consórcio passa a ser uma opção de viabilizar investimentos.
“É uma alternativa para o produtor rural que quer trocar seu maquinário, carros, comprar um imóvel, melhorar seu armazém, investir em energia solar. Tem todas as possibilidades para investir no consórcio”, destaca.
Márcio trabalha com duas alternativas para o consórcio a longo e curto prazo. Para quem deseja colocar energia solar em sua propriedade daqui dois anos, por exemplo, pode optar pela cota de consórcio.
Ou se deseja de imediato, investe em uma cota com contemplação garantida.
"Temos uma empresa que faz essa assessoria, nós levamos a situação e indicamos qual a melhor forma de investir. Com o consórcio é possível ter somente juro com taxas de administração”, explica.
Seguros já podem ser adquiridos
Devido aos prejuízos causados pela seca nos últimos anos, o seguro agrícola está cada vez mais em alta. Márcio destaca que é em função do seguro que a atividade se mantém viva.
“Esse ano é mais importante do que nunca ter seguro na lavoura. Já estamos abrindo a contratação do seguro para safra de verão 2022/2023, temos planilha de soja e milho para o produtor sair na frente”, destaca.
A ideia de já iniciar a aquisição dos seguros é devido às seguradoras, que já registram um elevado grau de sinistros e que não se pode medir a capacidade de operação.
"Saímos na frente para garantir que vamos ter seguro”, afirma.
Os seguros são diferentes de uma região para outra e depende da quantidade de sacos por hectare, do valor da saca, risco da produção.
“O seguro tem diferenças conforme os municípios, não ampara todo o investimento, mas é como se trincasse a produtor mas não quebrasse”, explica.
A expectativa é que o Plano Safra seja divulgado nos próximos dias e assim, possibilitar recursos para os produtores.
“Passamos quatro meses sem recursos controlados, se tivermos a abertura de recursos será buscado pelos produtores, ele precisa de crédito para investir em suas lavouras”, destaca.