Com o objetivo de capacitar, desenvolver e reter mentes diferenciadas para assumir posições estratégicas no futuro, em 2021 a Cotribá abriu as inscrições para o primeiro programa de Trainee da cooperativa.
Voltado para jovens recém formados na área de Agronomia, recebeu grande número de inscrições, e 8 jovens foram selecionados para ingressarem como trainees na Cotribá.
Neste período de um ano, os profissionais estão atuando junto às unidades de negócio, recebendo tutoria de colaboradores mais experientes, designados como anfitriões e mentores, participando de treinamentos técnicos e comportamentais de integração com as áreas de negócio e apoio da cooperativa.
Logo que ingressaram, os trainees receberam o desafio de elaborar um projeto a ser apresentado no término do programa. A apresentação dos Trabalhos de Conclusão foi realizada no dia 11 de maio, na sede da Asfuca em Ibirubá.
Os trabalhos apresentados pelos trainees foram acompanhados pela direção, mentores e anfitriões do programa, além da banca avaliadora composta por gerentes, coordenadores regionais e coordenadores de Recursos Humanos e Marketing.
“No início do programa os trainees foram desafiados a criarem e conduzirem um produto, serviço ou ação gerasse um resultado ou mudança organizacional. Neste dia, eles fizeram a apresentação e foram avaliados nos seguintes aspectos: relevância, importância e qualidade do projeto, ganhos obtidos para o trainee e para a cooperativa e qualidade na apresentação”, explica a coordenadora de RH Caroline Remor.
A primeira turma do programa Trainee Cotribá encerra suas atividades no dia 1º de junho.
Na sequência, um novo grupo de profissionais irá ingressar na segunda turma de trainees, pois o processo de seleção está na fase final de convocação dos candidatos.
“O programa trainee da Cotribá é baseado no conceito de “Job Rotation”, ou seja, a transição em diversos setores da cooperativa. Há o estímulo permanente à interação e colaboração entre os trainees”, destaca a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner.
Após a experiência, os profissionais poderão ser efetivados como colaboradores, conforme a disponibilidade de vagas e também de acordo com o processo de integração do trainee com os processos e tarefas da cooperativa.