Em entrevista a Rádio Cidade, parlamentar falou sobre o futuro político e as articulações para as eleições de 2022
O vereador de Ibirubá Vagner Oliveira é um dos nomes cotados pelo Republicanos para concorrer a Deputado Estadual nas eleições deste ano.
Em entrevista a Rádio Cidade e ao Jornal O Alto Jacuí, Vagner falou sobre as articulações políticas e como o cenário está se desenhando na região.
Ele já havia sido candidato na eleição passada, e colocou o nome a disposição do partido após indicação do Prefeito Abel Grave e demais integrantes do partido.
“Foi pedido que a região do Alto Jacuí tenha a condição de ter um representante do Republicanos na Assembleia Legislativa. Somos um dos partidos que mais crescemos, mas ainda não somos o maior, precisamos de votos para ingressar e ter uma cadeira”, explicou.
Apesar da experiência que já conquistou ao longo dos últimos anos, Vagner ainda é novo na política. Aos 42 anos, ele lembra que seu contato com o meio político iniciou a partir de conversas com o pastor da igreja Assembleia de Deus, Jair de Oliveira.
Vagner conseguiu oficializar a candidatura quando faltavam 48 minutos para encerrar os processos de filiações. “Eu não gostava da política, pois não tinha um entendimento que a política é a arte de servir. Consegui entrar, tivemos êxito, fiz e faço o meu melhor”, destacou.
Logo no primeiro ano como vereador, Vagner assumiu também a presidência da Ascamaja. No seu ano de gestão a associação recebeu o prêmio de mais atuante no Estado.
No segundo ano assumiu como presidente do Legislativo e em seguida concorreu a deputado. “Parece que é pressa, mas tudo tem seu tempo e sua oportunidade, não podemos perder as oportunidades que nos são dadas, a gente se esforça fazendo o melhor”.
Na visão de Vagner a política ibirubense está passando por transformações, seja na renovação dos candidatos, no ingresso de pessoas mais jovens no meio político e até na mentalidade.
Ele destaca que por muitas vezes o trabalho realizado pelo Legislativo era focado em particularidades, interesse próprio e sem um olhar para o todo. Hoje com as mudanças, o debate se tornou mais plural.
“Debatemos assuntos, esclarecemos, o interesse é do todo e isso quem ganha é a comunidade. Todos tem seu ego, sua vaidade, mas tem que ter humildade e simplicidade”, observa. Vagner também acredita que a sincronia dos projetos dos prefeitos e vereadores da região, é o segredo para o desenvolvimento.
Ele lembra que muitos problemas que acontecem em Ibirubá, também acontecem em Quinze de Novembro, Selbach e que quando há uma troca de informações é possível fazer a diferença e ter resultados.
O vereador é um dos parlamentares que mais possui projetos tramitando no Legislativo. Já são mais de 40 proposições encaminhadas. Vagner lembra que foi ele quem levou a ideia de transformar a Julio Rosa.
“Vi um espaço vazio urbanístico a ser ocupado, tive essa visão e levei ao Prefeito. É um conjunto, uma engrenagem que precisa da atuação da população, vai trazer mais progresso, investimentos a nossa cidade”, afirmou.
Mesmo em meio a críticas recebidas por estar em um cargo público e que exige forte atuação, Vagner lembra que trabalhar com pessoas empenhadas e responsáveis, ver os projetos saírem do papel é sinônimo de sucesso e o que motiva a continuar.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ser candidato a vice-prefeito nas próximas eleições, ele afirma que tudo acontece no seu tempo e que os pedidos do povo é o que deve ser seguido.
“É o povo que direciona, são decisões futuras. Pensar sempre pensamos, mas quem vai direcionar é o povo ibirubense. Estamos dispostos a fazer o melhor, construindo em conjunto com o partido. Tem muitos candidatos qualificados para assumir o lugar do Abel, vamos ter um antes e depois da administração de Abel, pois queira ou não queria o que ele fez é um trabalho diferenciado”, finalizou.