Com o objetivo de se reestruturar e aumentar sua envergadura com filiados e simpatizantes, o diretório municipal do PDT em Ibirubá, realiza nesta sexta-feira (8), um jantar-reunião, na sede dos funcionários da rádio CBS.
Conforme a presidente do partido em Ibirubá, Giane Lauxen e o vice, Juliano Gerhardt, o objetivo é alimentar a base de filiados com informações, conversas e discussões.
Nas três esferas, nacional, estadual e municipal, o PDT busca sua organização e ligações políticas para as eleições deste ano. Na disputa presidencial, o partido deixa claro seu apoio ao pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes.
“Temos muitos bastidores e pouca informação real. Mas percebemos que está difícil emplacar uma terceira via, visto que a polarização entre duas forças principais está cada vez maior. O Ciro está bem posicionado, é a pessoa que vamos defender”, observa Juliano. A nível estadual as expectativas ainda estão voltadas ao presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, que não anunciou oficialmente se irá ou não concorrer ao Governo do estado.
Cenários de negociações e incertezas, mas que são observados com atenção e principalmente, devem ser discutidos pelo diretório.
“Queremos que as pessoas sejam mais participativas, que possamos tomar decisões colegiadas. Nossa ideia é que nesse pós-Pandemia, tenha mais reuniões para que essa envergadura do partido apareça”, destacou Giane.
Nessa polarização que o Brasil se encontra, mesmo que o processo eleitoral passe por muitas mudanças, o PDT segue firme em se manter neutro. Como analisa Giane, o maior problema dessa dualidade que foi criada entre esquerda e direita, é que houve uma quebra de ideias, de planos, projetos.
“Se vamos para o segundo turno e apoiamos um dos dois lados, abrimos mão do campo das ideias, dos projetos, das discussões”, afirma.
Em relação à pré-candidatos a deputados, o diretor destaca que não se pode defender nenhum nome no momento. Tendo em vista que o objetivo é a união, a formação de ideias, de consenso para que se possa ter um representante.
“Nossa ideia é fazer conjuntas que somam, que de forças e gere benefícios, no nosso caso para Ibirubá. Queremos trabalhar como colegiado, se todo partido apoiasse uma pessoa a gente sabe que tem força maior para pedir algum recurso, por exemplo”, destaca Juliano.
Após as eleições municipais em 2021, seu nome chegou a ser cotado para a candidatura a deputado federal. Segundo ele, é um processo natural que acontece quando se consegue uma boa representatividade e contribuição ao partido.
“Assim como para presidente e governador, os candidatos a deputados também têm uma conversa de bastidor muito forte. Não estamos fechando nenhuma porta, mas é mais real não concorrer do que concorrer nesse momento”, afirma
Apoio a outros partidos
O apoio a candidatos a Deputado de outros partidos, apenas para se ter um nome representando a região, é descartado por Giane.
Ela observa que quando se escolhe um candidato para a Assembleia Legislativa ou Congresso, eles passam a gerir a vida dos cidadãos, a partir da votação e criação de projeto. Isso gera a necessidade de que quem irá votar, tenha as mesmas ideias que os cidadão.
“Você precisa eleger alguém que tenha as mesmas ideias que você, que votaria em uma matéria como você votaria. Os candidatos da nossa região tem uma carreira política brilhante, mas não posso apoiar uma pessoa só porque é daqui, sabendo que quando ela for votar em algo que me interessa, ela não vai me representar. Essa é a importância de um voto bem escolhido”, enfatizou.
Frentes partidárias em Ibirubá
Juliano que participou do último processo eleitoral em Ibirubá, destaca que observou que existe no município um lado muito forte, estruturado e outro lado um pouco mais frágil, mas que se fortaleceu dentro das possibilidades.
Nesse contexto, o PDT passa a contribuir e se aproximar dos protagonistas políticos.
“Nossa intenção é estar na política para fazer o que deveria ser o fim, que é ajudar a coletividade. Tem duas vias estruturadas, a eleição deste ano já é o ponto inicial para a eleição municipal. Tem partidos que vão desaparecer, outros que vão se fortalecer. Serão grandes mudanças que vão refletir em nós”, pontua.