No dia 28 de fevereiro, o Jornal O Alto Jacuí comemorou 45 anos de fundação
No mesmo ano que um dos principais jornalistas brasileiros da época, Vladimir Herzog, era morto pela Ditadura Militar, nas dependências do DOI-Codi em São Paulo, nascia em Ibirubá O Jornal O Alto Jacuí. O Jornal Impresso nasceu em 1975, uma época que o mundo, por todos os seus cantos, ganhava novos feitos. Foi em 1975 que Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft, que a revista Playboy teve sua primeira edição impressa, que a banda Queen lançou seu álbum A Night at The Opera, e que Ibirubá ganhava um novo marco na comunicação e na divulgação de notícias.
O jornal fundado por Justino Guimarães, trouxe em suas páginas por muitos anos um jornalismo direto, sem rodeios, sem limitações nas palavras e nos nomes. Foi a ponte da comunidade ibirubense, e dos fatos que ocorriam na região. Ganhou as casas das pessoas, as bancas dos supermercados. Seu Justino esteve a frente do jornal até 2002, ano do seu falecimento, após esse período, Elisabeth, que já trabalhava com a família, continuou o trabalho. Segundo a neta Andressa, o amor por Ibirubá foi uma das motivações do avô - O que motivou sempre acredito que o meu avô foi o amor por Ibirubá e pelo povo, que o acolheu desde que ele veio residir aqui, o contar histórias e deixar registrado esses momentos, tornando pequenos fatos algo fundamental pra história, acho que tudo isso que motivou a família a seguir adiante com o jornal, conta Andressa, que trabalhou também à frente do O Alto Jacuí até 2019.
E nada melhor que comemorar esse amor por Ibirubá, comemorando, ano após ano o aniversário, no mesmo dia que o município comemora sua emancipação política e administrativa. Hoje, 28 de fevereiro, Ibirubá comemora 65 anos, e há 45 é nas páginas do jornal referência da região, que são registradas os principais fatos dessa comunidade.
Em 2019, o Jornal O Alto Jacuí passou a ser administrado pelo empresário Andrei Grave. Com uma vasta experiência no mundo do jornalismo, como repórter esportivo e de grandes eventos, Andrei viu no jornal uma oportunidade de intensificar ainda mais o mundo das informações de Ibirubá. Foi neste ano de 2019, que o jornal renasceu, contando com a jornalista e mestre em Comunicação Midiática, Carolina Moro, que veio morar em Ibirubá, o jornal tomou novas formas. Com novas formas de apresentação gráfica, matérias, textos, assuntos. Uma evolução e modernidade ganhou as bancas da cidade. Não foram poucos os desafios, a equipe formada por Andrei, Carolina e Jardel, noticiou grandes acontecimentos ao longo de um ano, como assaltos, eventos, descoberta de túneis. Tudo isso, para firmar cada vez mais o posicionamento do jornal perante a sociedade.
No início de 2020, mais uma vez o jornal se ressignificou, o que nos faz entender, que as mudanças elas fazem parte e são bem vindas, mas o que não muda, é o jornal entregue e com muito conteúdo, todas as sextas-feiras. Atualmente a equipe do jornal O Alto Jacuí é formada pela jornalista Isadora Vilanova, pelo repórter Fernando Kopper, e pelo repórter Lucas Lorenzoni. Uma equipe jovem, com visão de mundo e de notícias, que foge do óbvio, e do famoso ‘copiar e colar’. Um das mudanças visíveis no jornal, é a produção própria de matérias, fugindo da ideia de apenas transcrever notícias, mas sim levar o novo, o diferente, o que vai causar alguma mudança na vida dos leitores.
Comemoramos hoje 45 anos, desejamos que venham mais 45 anos, desejamos mais desafios, mais mudanças, mais obstáculos. Honramos quem escreveu a primeira letra dessas páginas, honramos quem comprou o primeiro jornal. Agradecemos a quem nos acompanha, a quem folheia toda a semana nossas páginas. A vocês leitores, parceiros, e povo ibirubense, nosso muito obrigada.