Quem realizou o Enem em 2019 poderá concorrer a vagas em universidades públicas e particulares
A ansiedade para aqueles que estavam esperando pelos programas do Ministério da Educação para ingressar em uma universidade está prestes a acabar. Na terça-feira(14), o MEC divulgou o cronograma do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para concorrer as vagas ofertadas pelos programas, é necessário que a pessoa tenha realizado a prova do Enem, em 2019. Que está com o resultado previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (17).
Veja como funciona cada programa e as datas de inscrição
SISU: O Sisu é um programa destinado aos estudante que querem ingressar em uma instituição de ensino superior pública, que prestaram o Enem em 2019 e obtiveram nota acima de zero na redação. As inscrições podem ser feitas do dia 21 de janeiro, até às 23h59min do dia 24 de janeiro. O resultado será divulgado dia 28 de janeiro.
PROUNI - Destinado aos estudantes que desejam ingressar em instituições privadas, o Prouni é um programa que proporciona bolsas integrais de 100% e parciais de 50%. O aluno além de ter obtido nota maior que zero na redação do Enem, deve ter conseguido no mínimo 450 pontos na média final. As incrições do Prouni iniciam no dia 28 de janeiro e vão até o dia 31 de janeiro. O resultado final está previsto para o dia 4 de fevereiro.
FIES: O estudante que não conseguiu ingressar nem em uma instituição federal pelo Sisu, nem em uma particular pelo Prouni, possui ainda a chance de ingresso pelo Fies. O programa se divide em duas modalidades: financiamento a juros zero a quem possui uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e financiamento conforme a renda familiar do candidato. As inscrições iniciam no dia 5 de fevereiro, e vão até o dia 12 de fevereiro. O resultado está previsto para o dia 26 de fevereiro.