Dentro do contexto de sustentabilidade, um dos temas mais relevantes diz respeito às fontes de energia renovável. Isso porque a produção de energia causa impactos sobre o meio ambiente, e esse é um ponto fundamental quando se trata de estabelecer políticas que protegem a natureza. Atualmente, o uso de energia renovável é muito estimulado pelos governos, tanto para o consumidor quanto para o produtor. Campanhas de conscientização são planejadas com a finalidade de estimular o uso de fontes alternativas de energia, com benefícios para quem adotar algumas delas.
O investimento em fontes renováveis de energia é uma demanda que segue em alta e, por isso, o ano de 2022 teve alterações na legislação. A Lei 14.300, que levou o nome de Marco Legal da Micro e Minigeração de Energia, prevê subsídio para a energia solar até 2045 e estabelece regra de transição para quem optar por gerar energia de forma individual a partir de 2023. O preço para a instalação de um sistema fotovoltaico – responsável por transformar a luz do sol em energia elétrica – pode não ser atrativo em um primeiro momento. Embora o valor varie de acordo com a média de consumo da residência, o custo do equipamento e a instalação varia de R$ 15 mil a R$ 33 mil reais. Apesar do alto valor, a aquisição pode ser um bom negócio quando se tem uma perspectiva de economia no longo prazo.
Aqui em Ibirubá o tema tem ganhado espaço, investimentos e planejamento. O Prefeito Abel Grave afirmou em entrevista na Rádio Cidade que o município está preparando um projeto que vai colocar painéis de energia solar em 100 residências de famílias inscritas no CadÚnico. “Com esse programa de eficiência energética queremos alcançar a família de baixa renda para atender essas pessoas automaticamente todo mês e de uma maneira ecologicamente correta, gerando uma economia no orçamento dessas pessoas que vai gerar mais dignidade”, explica.
Após a realização do Censo demográfico vamos ter um número exato de residências que já possuem essa tecnologia e estão investindo na tecnologia, mas uma empresa com experiência e de Ibirubá está colocando nosso município no cenário das energias renováveis. A HCC Energia Solar é uma empresa ibirubense que começou sua jornada há 17 anos prestando serviços em engenharia elétrica para a Coprel. Após uma mudança de estratégia, a HCC iniciou a venda de sistemas fotovoltáicos , modelo de negócio que deu tão certo a ponto da empresa migrar para o sistema de franquias. A sustentabilidade energética que a HCC oferece vem reduzindo os danos causados ao meio ambiente. Atualmente são mais de 80 franquias espalhadas pelo Brasil, mais de 116 mil projetos distribuídos e mais de 250 milhões de economia gerada. Segundo José Antônio Oliveira, da equipe da HCC em Ibirubá, é importante que as pessoas que já tem definido e estão decididos a migrar para o sistema fotovoltaico, que o façam com a maior brevidade possível. “ A gente está com bastante demanda, uma procura enorme por sistemas nessa época. Principalmente agora até novembro vai ser vai ser bem forte, em função da mudança na legislação a partir de janeiro’’, esclarece. Segundo ele, são menos de quatro meses para as pessoas adquirirem o sistema e junto com o sistema a possibilidade de escapar dos efeitos da nova lei. A HCC é uma empresa da terra. Nasceu em Ibirubá e é a campeã de retorno em ICMS para o município. O sol é uma fonte limpa de energia. No princípio, sua instalação demandava valores muito altos. Atualmente, os custos estão baixando, e essa é uma tendência que, ao que tudo indica, vai crescer e se consolidar. A fonte da energia solar é uma estrela de quinta dimensão, ou seja, encontra-se fora do planeta Terra. O Sol é o centro de nosso sistema (que está na Via Láctea) e ilumina diferentes planetas e satélites, como a lua. Diante de sua localização no espaço e de sua natureza permanente, o sol é uma fonte de energia renovável, inesgotável e limpa. Está fora do alcance da ação humana, ou seja, nada que o ser humano faça pode atingir essa estrela — ao contrário do que acontece com as águas, o ar e o solo, por exemplo.
O sol é uma fonte de energia
O sol é uma fonte luminosa e térmica, que é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Estima-se que ele se extinguirá em 10 bilhões de anos, ou seja, podemos considerar, para nossos limites, que ele realmente é uma fonte inesgotável de energia. Como funciona um gerador de energia solar? A geração de energia solar se dá, basicamente, nas células fotovoltaicas. Elas são equipamentos formados por materiais sensíveis à radiação do sol. Quando ela incide nas células, os elétrons desse material se agitam e se movimentam dentro delas.
Essa movimentação cria uma diferença de potencial que gera energia elétrica. Porém, como você pode perceber, a geração de energia solar não depende apenas das células. Afinal, a corrente gerada nos painéis — conjunto de células fotovoltaicas — é do tipo contínua, enquanto a corrente elétrica que chega às residências e outros imóveis por meio da rede da concessionária é alternada. Isso significa que é necessário modificá-la para que os equipamentos possam ser alimentados pela energia elétrica gerada. O equipamento chamado de inversor realiza esse processo, outro componente do sistema de geração de energia solar fotovoltaica.
A HCC trabalha com a principais marcas mundiais em painéis e inversores,. Recentemente os diretores Marcio Truss e Luiz Alberto viajaram para Israel, onde conheceram a fábrica da Solar Edge, uma das mais modernas do mundo.