Na maioria das vezes buscar algo que se sonha para a vida requer abnegação. Quanto maior o desafio, menos concorrentes e maior o nível de disputa. Não basta apenas querer, a pessoa também precisa nascer com o dom.
Para um menino de apenas 9 anos o desafio pessoal já começou. Lucas Engel tem o objetivo de se tornar jogador de futebol profissional. Para tanto o ibirubense treina quase todos os dias da semana para manter a boa produtividade. Lucas chegou no Grêmio Porto Alegrense no dia 10 de julho de 2018. Seu primeiro título vestindo a camisa tricolor veio no dia 16 de setembro de 2018 em Bento Gonçalves no torneio Formando Craques. Ali o garoto marcou seu primeiro gol em competição. Em janeiro de 2018 jogou o maior torneio mundial de futebol de bases, a Ibercup em Porto Alegre. Lucas conquistou o primeiro lugar com 800 pontos e foi o artilheiro do grupo com 6 gols. Em abril jogou outro mundial, dessa vez em Goiânia (GO) onde marcou 5 gols na competição, a Goiânia GO Cup.
Em julho veio novamente a convocação para jogar a Ibercup em São Paulo. Com atuações consistentes, jogando de forma coletiva e chutando com as duas pernas, o menino chamou a atenção pela qualidade técnica e faturou mais um prêmio de vice-artilheiro marcando 4 gols.A equipe do Grêmio sagrou-se campeã na Série Prata.
Com um ano de clube Lucas Engel está com 16 gols marcados em quatro competições, fora amistosos. A rotina do garoto mudou completamente após a ida para a capital do estado. Da escola para os treinamentos, a mãe Marines Peres da Silva Engel se desdobra para acompanhar a agenda do futuro craque. O pai Jairo André Engel também precisou abrir mão de vários projetos profissionais para dar apoio ao menino, e diz não se arrepender: ‘’Decidi viver o sonho dele, acompanhar de perto a carreira e ser o mais presente possível na formação do Lucas como atleta’’, falou.