21 de Fevereiro, 2025 09h02mDengue por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Quinze de Novembro registra médio risco para Aedes aegypti no primeiro LIRAa de 2025

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 realizado em Quinze de Novembro revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, classificando o município em médio risco para epidemias de dengue, zika e chikungunya.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 realizado em Quinze de Novembro revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, classificando o município em médio risco para epidemias de dengue, zika e chikungunya. O valor está acima do índice satisfatório, que é de até 0,9%, segundo critérios do Ministério da Saúde.
Os principais focos do mosquito foram encontrados em lixo domiciliar, como potes, pneus, piscinas e bebedouros, reforçando a necessidade de cuidados redobrados por parte da população. O levantamento foi conduzido pelas Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município, que seguem monitorando e orientando os moradores sobre a importância da prevenção.
Apesar do índice preocupante, as autoridades alertam que a situação pode ser controlada com o apoio da população. A recomendação é que cada morador elimine possíveis criadouros em suas residências, evitando o acúmulo de água parada.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como manter caixas d'água fechadas, descartar corretamente materiais que possam acumular água e utilizar repelentes para evitar picadas do mosquito

Publicidade

Notícias relacionadas

Evandro Galera aposta no empreendedorismo como motor de desenvolvimento em Quinze

Ele vê oportunidades em rotas turísticas que valorizem pontos históricos, gastronomia e eventos culturais

15 de Agosto, 2025

A 8ª Volksfest encerra com clima de celebração e sucesso de público em Quinze de Novembro

Animada pelos mascotes Helmuth e Helga, programação teve sabores e talentos da Capital do Turismo Regional

01 de Agosto, 2025

Na estrada da solidariedade: motorista e técnica de enfermagem de Quinze de Novembro prestam socorro a vítima em Cruz Alta

A escolha de parar e ajudar revelou o verdadeiro sentido de ser servidor da saúde.

28 de Julho, 2025