Com o tema “Os campos verdejam novos sonhos na Terra da Pitangueira”, o evento atraiu participantes de diversos municípios da região e contou com o apoio financeiro da administração municipal, que repassou o valor de R$ 36 mil ao CTG Rancho dos Tropeiros, tornando possível a montagem de uma grande estrutura para sediar essa bela competição de etnias.
Durante a Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões, os desempenhos de Piás, Guris, Peões Farroupilhas, Prendas Mirim, Juvenil e Adulta foram avaliados em diversas modalidades que envolvem os costumes tradicionais gaúchos. Provas de Galpão, Campeiras, Artísticas, além da montagem e mostra Folclórica, entre outros desafios, fizeram parte desse importante evento.
Ser eleito Prenda ou Peão Farroupilha da região tradicionalista ou do estado é considerado uma das maiores honrarias para aqueles que abraçam o tradicionalismo gaúcho como uma filosofia de vida. Esses jovens representam o orgulho e a tradição do RS, carregando consigo os valores e costumes do povo gaúcho.
O apoio financeiro da administração foi fundamental para a realização desse evento grandioso, que reuniu talentos e tradições em um ambiente festivo e emocionante. Ao incentivar e investir na cultura tradicionalista, a Prefeitura de Ibirubá demonstra seu compromisso em preservar e valorizar as raízes culturais do município, fortalecendo a identidade local e promovendo momentos de integração e celebração entre os participantes.
A 53ª Ciranda Cultural de Prendas e o 35º Entrevero Cultural de Peões foram marcados pela dedicação, empenho e paixão dos participantes, que honraram as tradições gaúchas e encantaram o público presente. O sucesso do evento só foi possível graças à união de esforços entre a comunidade tradicionalista, o CTG Rancho dos Tropeiros e o apoio da Administração Municipal, que reconhece a importância dessa manifestação cultural e se orgulha em fazer parte desse momento tão especial para a cidade.
A realização da Ciranda de Prendas e do Entrevero de Peões em Ibirubá fortalece o município como um importante polo tradicionalista. A valorização dessa cultura tão rica e autêntica contribui para a construção de uma identidade coletiva, enriquecendo o patrimônio cultural da região e despertando o orgulho e o respeito por suas raízes